Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/15932
Título: Efeito da mudança climática sobre problemas fitossanitários de plantas: metodologia de elaboração de mapas.
Autor: HAMADA, E.
GHINI, R.
GONÇALVES, R. R. do V.
Afiliación: EMILIA HAMADA, CNPMA; RAQUEL GHINI, CNPMA; Renata Ribeiro do Valle Gonçalves, Faculdade de Engenharia Agrícola-UNICAMP.
Año: 2007
Referencia: Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia, Espírito Santo do Pinhal, v.3, n.2, p.73-85, 2007.
Descripción: A mudança climática provocada por ações antrópicas pode alterar o atual cenário fitossanitário da agricultura brasileira. Este trabalho teve por objetivo avaliar a metodologia de elaboração de mapas de distribuição espacial de problemas fitossanitários de plantas, associados aos efeitos da mudança climática no Brasil. Para tanto, o estudo foi aplicado ao bicho-mineiro-do-cafeeiro (Leucoptera coffeella), considerado a principal praga da cultura, comparando sua distribuição nas condições climáticas atuais e futuras. Como clima presente foi considerado a média do período entre 1961 a 1990. Para as condições climáticas futuras, o primeiro método utilizou incrementos na temperatura constantes para o país e, o segundo, adotou aumentos, variando espacialmente, ambos centrados na década de 2080 (simulação do período entre 2071 a 2100), para o cenário A2. Na elaboração dos mapas foi utilizado um Sistema de Informações Geográficas (SIG). O modelo da praga empregado, proposto por Parra (1985), estima o número provável de ciclos do bicho-mineiro-do-cafeeiro. Em ambos os métodos de elaboração de mapas foram observados aumentos no número provável de ciclos do bicho-mineiro no futuro. No entanto, a utilização de incrementos constantes de temperatura média levou a subestimar o número de ciclos no futuro, comparado à utilização de incremento de temperatura variando espacialmente. Além da diferença sazonal, foi observada diferença regional de ocorrência do número de ciclos do bicho-mineiro.
Thesagro: Café
Bicho Mineiro
Leucoptera Coffeella
Mapa
Mudança Climática
Palabras clave: Sistema de informações geográficas
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2007AP005.pdf449.35 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace