Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/161922
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 23-Abr-2009
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: LIMA, M. A. C. de
SILVA, A. L. da
AZEVEDO, S. S. N.
Informaçães Adicionais: MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA, CPATSA; Adriane Luciana da Silva, CEFET/Petrolina; Suellen Soraia Nunes Azevedo, UPE/FFPP.
Título: Evolução de indicadores do ponto de colheita em manga "Tommy Atkins" durante o crescimento e a maturação, nas condições do Vale do São Francisco, Brasil.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 33, n. 2, p. 432-439, mar./abr. 2009.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Sólidos solúveis
Acidez titulável
Desenvolvimento do fruto
Tommy Atkins
Carotenóides
Vale do São Francisco.
Conteúdo: Objetivou-se, neste trabalho, caracterizar a evolução dos principais indicadores do ponto de colheita sugeridos para a manga (Mangifera indica L.), durante o crescimento e a maturação de frutos da cultivar Tommy Atkins, nas condições do Vale do São Francisco. Por ocasião da frutificação, foram selecionadas quarenta e oito plantas, distribuídas uniformemente em quatro fileiras de plantio de um pomar comercial. Nessas plantas, foram marcados seiscentos frutos, no estádio de desenvolvimento denominado ?ovo? (40 mm de diâmetro), o que foi verificado aos 52 dias após a frutificação (daf). Periodicamente, até o completo amadurecimento na planta, foram coletadas amostras desses frutos, correspondentes à idade, aos 52, 64, 72, 83, 92, 99, 106, 113, 120, 125, 128, 133 e 139 daf. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 13 tratamentos (idade dos frutos) e quatro repetições constituídas por dez frutos. As mudanças ocorridas na coloração a partir de 99 daf e na firmeza da polpa foram os indicadores que melhor delimitaram o início da maturação das mangas, devendo ser acompanhados por meio de amostragem da área. As mudanças na acidez titulável e nos teores de sólidos solúveis (SS) e de carotenóides totais da polpa também foram indicativas da evolução da maturação. A polpa da manga madura apresentou o máximo teor de SS e teores de ácido ascórbico e de carotenóides totais inferiores aos dos frutos no início da maturação.
Thesagro: Colheita
Manga
Maturação
Variedade
Mangifera Indica.
NAL Thesaurus: Mangoes.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OPB2295.pdf122,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace