Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/162246
Title: Variabilidade genética para o período de vernalização em diferentes populações de cebola no Nordeste brasileiro.
Authors: TEIXEIRA, I. D.
SANTOS, C. A. F.
RODRIGUES, M. A.
SILVA, E. F. dos S.
LIMA, R. S. N. de
Affiliation: Ítalo Dourado Teixeira, CNPq; CARLOS ANTONIO FERNANDES SANTOS, CPATSA; Marciene A. Rodrigues, CNPq; Ednaldo Francisco dos Santos Silva, CNPq; Roberta Sâmara N. de Lima, CNPq.
Date Issued: 2007
Citation: Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 25, n. 1, ago. 2007.
Description: A seleção de genótipos para as condições local e a produção comercial de sementes foram alguns dos fatores determinantes para a consolidação da cebolicultura no vale do São Francisco. A vernalização em câmara fria é etapa necessária para indução da fase reprodutiva em bulbos de cebola. Neste trabalho, foram avaliadas as respostas de bulbos de 10 populações de cebola produzidos em Juazeiro, BA, e Petrolina, PE, e armazenados por 100 dias em câmara fria à temperatura de 8 oC e umidade relativa em torno de 50%. O porcentual de bulbos brotados aos 100 dias foi superior para os produzidos em Mandacaru para as populações 14 cascuda Roxa 16, Alfa São Francisco, Franciscana IPA 10, ValeOuro IPA 11, Brisa IPA 12, enquanto as populações 13 cascuda Roxa 15, 18 Cascuda amarela 2, 20 Cascuda Amarela 2, Granex 429 e TEG 502 PRR não apresentaram grandes diferenças em função do local de produção. Os maiores porcentuais de bulbos podres foram observados para as populações do grupo Grano, Granex 429 e TEG 502 PRR. As populações experimentais 13 cascuda Roxa 15, 14 Cascuda Roxa 16, 18 Cascuda amarela 2 e 20 Cascuda Amarela 2, resultante de seleções dentro de um cruzamento de Valcatorce x Baia Periforme, bem como as populações do grupo Grano, apresentaram menores porcentuais de bulbos brotados quando comparados com as demais populações avaliadas nos dois ambientes, indicando que as mesmas precisam de maior tempo de armazenamento em câmara fria e/ou de seleções fenotípicas para redução do período de vernalização.
Thesagro: Cebola
Allium Cepa
Keywords: Bulbos brotados
Bulbos podres
Variabilidade genética
Nordeste
Onion
Notes: Edição dos Anais do 47. Congresso Brasileiro de Olericultura; 4. Simpósio Brasileiro sobre Cucurbitáceas, Porto Seguro, ago. 2007.
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPB1633.pdf88.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace