Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/182878
Título: Bionomia comparada do pulgão do algodoeiro Aphis gossypii criado em algodoeiro BT e NÃO - BT.
Autoria: SUJII, E. R.
TOGNI, P. H. B.
NAKASU, E. Y. T.
RIBEIRO, P. H.
BESERRA, V. A.
MACEDO, T. R.
PIRES, C. S. S.
FONTES, E. M. G.
Afiliação: EDISON RYOITI SUJII, EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA; PEDRO H. B. TOGNI, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; ERICH YUKIO TEMPEL NAKASU; PAULO HENRIQUE RIBEIRO DOS SANTOS; VIVIANE ALBUQUERQUE BESERRA; TAINÃ R. MACEDO, UNICEUB; CARMEN SILVA PIRES, EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA; ELIANA MARIA GOUVEIA FONTES, EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 6., 2007, Uberlândia. O algodão como oportunidade de negócios: resumos. Uberlândia: ABRAPA: AMIPA: Embrapa Algodão, 2007.
Conteúdo: A expressão da toxina Cry pelo algodão Bt, embora se apresente como uma excelente ferramenta para o manejo de lagartas, apresenta o risco potencial de favorecer as populações do pulgão do algodoeiro tornando essa praga ainda mais importante devido a desocupação do nicho das lagartas ou devido a efeitos pleiotrópicos (inesperados) causados pela transgenia. Esse trabalho testou se pulgões criados no algodão Bt podem apresentar alterações em seu ciclo de vida ou capacidade reprodutiva com implicações em sua dinâmica populacional e sua importância como praga do algodoeiro. A bionomia do pulgão foi avaliada em casa-de-vegetação com insetos criados em gaiolas individuais contendo plantas de algodão Bt da variedade DP 404BG (Bollgard) ou sua isolinha não transformada DP 4049, cujas sementes foram cedidas pela empresa Delta & Pine. A comparação das variáveis: período pré-reprodutivo (fase imatura) e reprodutivo, além da longevidade e curva de sobrevivência que estão relacionadas ao ciclo de vida; e a produção de prole total e diária por fêmea e curva acumulada de produção de prole da população, que estão relacionadas à fecundidade, não apresentaram diferenças significativas. Esses resultados indicam que o algodoeiro Bt não favorece o aumento da taxa de crescimento intrínseco de A. gossypii.
Thesagro: Biossegurança
Praga
Palavras-chave: Toxina cry
Espécie não-alvo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CENARGEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho-E26.pdf213.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace