Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/216786
Título: Evolução das propriedades físicas de solos submetidos ao manejo do "Sistema Barreirão".
Autoria: MAGALHÃES, R. T. de
KLIEMANN, H.
OLIVEIRA, I. P. de
Afiliação: ROBERTO TOLEDO DE MAGALHAES, UNIVERSIDADE CATOLICA DE GOIÁS; HUBERTO KLIEMANN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; ITAMAR PEREIRA DE OLIVEIRA, CNPAF.
Ano de publicação: 2000
Referência: In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM SOIL FUNCTIONING UNDER PASTURES IN INTERTROPICAL AREAS, 2000, Brasilia, DF. Extended abstracts. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2000.
Páginas: 4 p.
Conteúdo: Avaliou-se a evolução histórica das propriedades físicas de um Latossolo Vermelho Escuro, distrófico, fase cerrado em uma área de pastagem proveniente do cerrado original. A avaliação das propriedades físicas foi monitorada em áreas com um a seis anos de implantação do “Sistema Barreirão”, tendo como referências uma área de mata nativa e outra com 17 anos de pastejo tradicional. Os dados obtidos permitem concluir, que existe uma relação inversa entre a produção de matéria verde com a resistência média à penetração na época seca, na camada de 8 a 16 cm de profundidade, com um nível crítico de 2,22 Mpa.
Thesagro: Cerrado
Pastagem
Produção
Solo
Palavras-chave: Sistema Barreirão
Massa verde
Propriedades físicas
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
oliveira-2000.PDF29.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace