Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/241907
Título: Flutuação populacional de bemisia sp. (homoptera: aleyrodidae) em mandiocais de Mato Grosso do Sul.
Autor: DUARTE, M. M.
GOMEZ, S. A.
RODHEN, V. da S.
Afiliación: SERGIO ARCE GOMEZ, CPAO.
Año: 2005
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 11., 2005, Campo Grande. Ciência e tecnologia para a raiz do Brasil: anais. Campo Grande: Governo do Estado; Dourados: Embrapa Agropecuária Oeste, 2005.
Descripción: A mandioca (Manihot esculenta) é cultivada, com pouca tecnologia, em todas as regiões tropicais do mundo, especialmente em pequenas propriedades de países em desenvolvimento, razão pela qual tem recebido pouca atenção da parte de pesquisadores e técnicos. Mesmo assim, em muitas partes do mundo, principalmente na África Ocidental, aparenta ser a atividade agrícola mais econômica e de menor risco para pequenos agricultores (Bellotti, 2000). Otsubo & Lorenzi (2004) relataram que a produção mundial de mandioca é de 170 milhões t, sendo, daí, uma das principais atividades agrícolas do mundo. De acordo com os mesmos autores, o Brasil é o segundo produtor mundial (25 milhões t) atrás apenas da Nigéria. O rendimento de muitas lavouras brasileiras, principalmente as da Região Nordeste, é baixo, o que contribui negativamente na produtividade global do País (13,5 t/ha). Contudo, considerando-se apenas os principais estados produtores (PR, SP e MS) a produtividade nacional praticamente dobraria (Cardoso & Souza, 2002). Em Mato Grosso do Sul, a mandioca é importante na alimentação humana e como matéria prima para a industria de fécula.
Thesagro: Mandioca
Notas: Publicação original em CD-ROM.
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
27520.PDF78.19 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace