Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/254011
Título: Avaliação da tolerância de cultivares de algodoeiro ao nematóide reniforme.
Autor: ASMUS, G. L.
LAMAS, F. M.
Afiliación: Guilherme L. Asmus, Embrapa Agropecuária Oeste; Fernando Mendes Lamas, Embrapa Agropecuária Oeste.
Año: 2007
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 6., 2007, Uberlândia. Anais... Uberlândia: ABRAPA: AMIPA: Embrapa, 2007.
Descripción: Realizou-se um experimento de campo, em área naturalmente infestada com Rotylenchulus reniformis (956 nematóides/200cc de solo), em Aral Moreira, MS, com o objetivo de avaliar a tolerância de 17 cultivares de algodoeiro ao nematóide. Utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições, num arranjo fatorial, onde um dos fatores foi constituído pelas cultivares e o outro pelo uso, ou não, de nematicida no sulco de plantio. As parcelas foram constituídas por quatro linhas, espaçadas de 0,80, com 5m de comprimento. Foram avaliados o número de nematóides no plantio e aos 75 dias após a emergência, e diversas variáveis fitotécnicas: altura de plantas, número e peso de capulhos, número de ramos reprodutivos, percentagem de fibra e produtividade. Nenhuma das cultivares testadas apresentou reação de tolerância ao nematóide, não havendo interação significativa entre cultivar e nematicida para nenhuma das variáveis analisadas. O uso de nematicida no sulco de plantio diminuiu o número de nematóides nas raízes, com reflexo positivo sobre a altura de plantas, o peso de capulhos e a produtividade.
Thesagro: Algodão
Nematóide
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Trabalho-N04.pdf78.7 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace