Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/255965
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 23-Jul-2009
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: OLIVEIRA, P. P. A.
CAMPANA, M.
BERTOLOTE, L. E. M.
MORAIS, J. P. G. de
BERNARDI, A. C. de C.
Informaçães Adicionais: PATRICIA PERONDI ANCHAO OLIVEIRA, CPPSE; Mariana Campana, UNESP/BOTUCATU; LÍCIA ELIZA MAZON BERTOLOTE; JOZIVALDO PRUDÊNCIO GOMES DE MORAIS, UFSCar; ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE.
Título: Composição nitrogenada de uma pastagem de Panicum maximum cv. Tanzânia sob manejo intensivo não responsiva à fertilização nitrogenada.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Anais... Maringa: SBZ:UEM, 2009.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Elevadas doses de nitrogênio têm sido utilizadas em pastagens visando ao aumento de produção e de qualidade da forragem. Contudo, sistemas historicamente submetidos a manejo intensivo têm apresentado alterações na resposta da planta à fertilização nitrogenada, muitas vezes não ocorrendo diferença na produção. Com o objetivo de investigar essa ausência de resposta, foi conduzido um experimento em que foi avaliada a composição nitrogenada da parte aérea de uma pastagem de Panicum maximum cv. Tanzânia manejada intensivamente há mais de dez anos. O delineamento experimental adotado foi em blocos ao acaso com nove tratamentos, que consistiram nas fontes e nas formas de aplicação do fertilizante nitrogenado: uréia, Super N®, uréia + 12,5% de zeólita, uréia + 25% de zeólita, uréia+50% zeólita, uréia em aplicação foliar, uréia + 25% de sulfato de amônio, nitrato de amônio e ausência de nitrogênio suplementar. Utilizou-se dose anual de 900 e de 240 kg de N/ha na aplicação a lanço e na aplicação foliar, respectivamente. As médias dos teores encontrados de nitrogênio total, de relação nitrogênio não protéico:nitrogênio total, de nitrato e de amônio na parte aérea do capim-tanzânia foram muito superiores às relatadas na literatura. A diagnose foliar da composição nitrogenada pode auxiliar a indicação ou até mesmo a suspensão temporária da quantidade de fertilizante nitrogenado a ser adicionado no sistema.
Thesagro: Aubação
Capim Tanzânia
Nitrato
Teor foliar
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIPPAO2009.00048.pdf183,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace