Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/276893
Título: Calagem e manganês na cultura da soja em solos da região de Rio Verde-GO.
Autor: LIMA, D. V.
MORAES, M. F.
KLIEMANN, H. J.
LEANDRO, W. M.
Afiliación: David Vieira Lima, CFETRV; Milton Ferreira Moraes, CENA/USP; Humberto José Kliemann, UFG; Wilson Mozena Leandro, UFG.
Año: 2007
Referencia: Revista Brasileira de Oleaginosas e Fibrosas, v.11, n.1, p.37-46, 2007.
Descripción: Foram desenvolvidos dois experimentos em casa de vegetação objetivando estudar os efeitos da correção de acidez e aplicação de manganês na produção de massa seca da soja (Glycine max L. Merrill) utilizando dois solos de Cerrado (Latossolo Vermelho-Amarelo e Neossolo Quartzar único) da regão de Rio Verde, Gois. Empregou-se o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5x5, com cinco doses de calcrio e cinco de manganês. Verificou-se que nos tratamentos sem calagem ocorreu toxidez de Mn, com menor produção de massa seca. Por derivação das superfícies de resposta, os níveis críticos -1 de mxima resposta a produção foram: a) Para o Latossolo: calagem = 6,06 t ha e Mn = -1 -1 10,02 mg kg , com ponto estacionário - PE (máximo) de 33,92 g vaso ; b) Para o -1 -1 -1 Neossolo: calagem = 2,88 t ha e Mn = 10,24 mg kg , com PE de 38,72 g vaso . A calagem é essencial para a cultura da soja em ambos os solos, sendo a aplicação de manganês desnecessária. A aplicação do dobro da calagem recomendada, em nenhum caso, induziu deficiência de Mn na soja.
Thesagro: Acidez do Solo
Palabras clave: Deficiência induzida
Nível crítico
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Calagem-e-manganes.pdf1.1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace