Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282259
Título: Biomassa, concentração e conteúdo de nutrientes em cinco espécies de Eucalyptus plantadas em solos de baixa fertilidade.
Autor: SILVA, H. D. da
POGGIANI, F.
COELHO, L. C.
Afiliación: Silva, EMBRAPA-CPATSA, Poggiani, ESALQ/USP, Coelho, Instituto Florestal de Sao Paulo.
Año: 1983
Referencia: Boletim de Pesquisa Florestal, Curitiba, n. 6/7, p. 9-25, jun./dez. 1983.
Descripción: Com o objetivo de estimar a concentração de nutrientes nas folhas, ramos, casca, lenho e o conteúdo de nutrientes, em função da biomassa produzida no tronco, utilizou-se um ensaio de competição envolvendo as espécies Eucalyptus grandis (Hill) Maiden, E. saligna Smith, E. propinqua Deane et Maiden, E. dunnii Maiden e E. robusta Smith, com 10 anos de idade, todas de origem e procedências australianas, plantadas em solos arenosos e de baixa fertilidade, em Itirapina - SP. As espécies que produziram maiores quantidades de biomassa oriunda do tronco foram E. saligna e E. grandis. Os nutrientes concentraram-se, de forma decrescente, nas folhas, ramos, casca e lenho. E. grandis foi a que apresentou maior acúmulo de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) e menor de magnésio (Mg). A casca das árvores das espécies em estudo representou entre 17 e 38% da biomassa e cerca de 30% dos nutrientes do tronco. Esses resultados evidenciam a conveniência de deixar-se no campo a casca, folhas e ramos, por ocasião da exploração.
Thesagro: Eucalyptus Grandis
Nutriente
NAL Thesaurus: Eucalyptus robusta
Palabras clave: Concentracao
Acumulo
Eucalyptus saligana
Eucalyptus propinqua
Eucalyptus dunnii
Nutrient
Content
Accumulation
ISSN: 0101-1057
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
hsilva2.pdf426,43 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace