Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/288760
Título: Contribuição ao estudo da atividade antifúngica de Maytenus ilicifolia Mart. ex Reiss., Celastraceae.
Autor: CUNICO, M. M.
CIRIO, G. M.
MIGUEL, O. G.
MIGUEL, D. M.
MONTRUCCHIO, D. P.
AUER, C. G.
GRIGOLETTI JUNIOR, A.
Afiliación: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; CELSO GARCIA AUER, CNPF; ALBINO GRIGOLETTI JUNIOR, CNPF.
Año: 2003
Referencia: Revista Brasileira de Farmacognosia, v. 12, n. 2, p. 69-73, jul./dez. 2003.
Descripción: Maytenus ilicifolia Mart. ex Reiss, Celastraceae, espinheira-santa, é nativa em muitas partes da América do Sul, sendo encontrada no sul do Brasil. É utilizada no tratamento de gastrite, úlceras e outras desordens do estômago, na forma de decocção das folhas ou extrato liofilizado em cápsulas. Neste trabalho, estudou-se a atividade antifúngica do seu extrato etanólico sobre o crescimento micelial dos tungos fitopatogênicos Colletotrichum acutatum, Fusarium oxysporum e Cylindrociadium spathulatum. Na comparação do crescimento micelial de isolados desses fungos em BDA (Batata Dextrose Agar), adicionados do extrato etanólico da espinheira-sania, foi observado que o mesmo inibiu em mais de 10% o crescimento micelial de Fusarium oxysporum, nas três concentrações avaliadas (0,2; 0,4 e 0,6mg/mL), estimulou o crescimento micelial de Colletotrichum acutatum em mais de 30% na concentração de 0,2mg/mL, e algumas de suas frações inibiram o desenvolvimento de Cylindrocladium spathulatum.
Thesagro: Espinheira Santa
Fusarium Oxysporum
NAL Thesaurus: Maytenus ilicifolia
Palabras clave: Colletotrichum aculatum
Cylindrocladium spathulatum
Atividade fúngica
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2002-AUER-Contribuicao-ao-estudo.pdf334,67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace