Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/308768
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2003
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RAKOCEVIC, M.
VALDUGA, T. A.
MEDRADO, M. J. S.
Additional Information: Medrado, Pesquisador da Embrapa Florestas.
Title: As propriedades ecofisiológicas, químicas e sensoriais de folhas provenientes de plantas de erva-mate com e sem frutificação.
Publisher: In: CONGRESSO SUL-AMERICANO DA ERVA-MATE, 3., 2003, Chapecó. Anais. [Chapecó]: EPAGRI, 2003. s.5-14.
Language: pt_BR
Notes: Secão: Manejo e Conservação. Feira do Agronegócio da Erva-mate, 1., 2003, Chapecó. Integrar para promover o agronegócio da erva-mate.
Keywords: Erva mate.
Description: Com o objetivo de determinar as propriedades fisiológicas, químicas e sensoriais das plantas de erva-mate no período de frutificação, marcou-se quatro pares de plantas femininas e masculinas. Na época de frutificação das plantas femininas mediu-se: regime radiativo destas plantas (PPFD em µmol fótons.m-2.s-1), condutância estomática (CS em mol.m-2.s-1), fotossíntese liquida (Pn em CO2.m-2.s-1), conteúdo de N, P, Ca, K, Mg (g/kg) nas folhas de posições diferenciadas na copa (dentro e periferia da parte inferior do terço médio da copa e no terço superior - ponteiras). Das folhas de plantas masculinas e femininas, depois de sapeco, secagem e extração de solúveis de erva-mate, realizou-se a análise sensorial de intensidade de sabor amargo. As folhas de plantas femininas apresentaram maior Pn que as de plantas masculinas, ao nível inferior do terço médio da copa, tanto dentro, quanto fora dele. Somente as folhas nas ponteiras, expostas à radiação não limitada, não se diferenciaram para as plantas entre os dois sexos. A quantidade de nitrogênio das folhas no nível inferior do terço médio da copa das plantas femininas foi maior e mais uniforme entre os indivíduos, enquanto nas folhas de ponteiras foi relativamente menor. Maior Pn de folhas nas plantas femininas deu-se através de maior CS e maior conteúdo de N (proteínas foliares). O sabor amargo pode estar interrelacionado com conteúdo maior de Mg.
Thesagro: Fotossíntese
Ilex Paraguariensis
Nitrogênio
Sabor.
Data Created: 2004-04-13
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
aspropriedades.pdf149,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace