Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/31373
Título: Fronteiras DEA nebulosas para dados intervalares.
Autoria: MELLO, J. C. C. B. S. DE
GOMES, E. G.
MEZA, L. A.
BIONDI NETO, L.
SANT'ANNA, A. P.
Afiliação: JOÃO CARLOS C. B. SOARES DE MELLO, UFF; ELIANE GONÇALVES GOMES, CNPM; LIDIA ANGULO MEZA, UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA; LUIZ BIONDI NETO, UERJ; ANNIBAL PARRACHO SANT'ANNA, UFF.
Ano de publicação: 2004
Referência: In: CONGRESO LATINO-IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN DE OPERACIONES Y SISTEMAS, 12., 2004, Ciudad de La Habana, Cuba. Anais... La Habana: Universidade de la Habana, 2004.
Páginas: 6 p.
Conteúdo: A fronteira DEA nebulosa surge em situações nas quais algumas variáveis (inputs ou outputs) apresentam um certo grau de incerteza na medição, sem que se assuma que os valores obedecem a alguma distribuição de probabilidade. A fronteira eficiente é construída considerando-se os limites de incerteza, isto é, os menores e maiores valores possíveis de serem assumidos pela variável afetada pela incerteza de medição. Dessa forma, constrói-se uma região em relação à qual as DMUs possuem um certo grau de pertinência. Para calcular o grau de pertinência são construídas fronteiras otimistas e pessimistas. Como o grau de pertinência não é uma medida de eficiência, é introduzido o conceito de fronteira invertida que permite calcular um índice de eficiência difuso. É mostrado o caso em que apenas uma variável apresenta incerteza e é generalizado para o caso em que algumas ou todas as variáveis apresentam incertezas.
Palavras-chave: Dados intervalares
Conjuntos nebulosos
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2244.pdf32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace