Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/313814
Título: O potencial dendroclimatológico das espécies arbóreas do Pantanal Mato-Grossense.
Autor: MATTOS, P. P. de
SALIS, S. M.
Afiliación: PATRICIA POVOA DE MATTOS, CNPF; SUZANA MARIA SALIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL-EMBRAPA PANTANAL.
Año: 2007
Referencia: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ANATOMIA DE MADEIRA, 1., 2007, Mariporã. Livro de resumos do I SIMBRAMAD. São Paulo: Universidade de São Paulo, Instituto de Biociências, 2007.
Páginas: p. 18.
Descripción: O Pantanal Mato-grossense é uma região que se destaca por suas características edafoclimáticas extremas, sendo regulado por ciclos anuais de cheias e secas com variações na altura e no tempo de inundação ao longo do ano e entre anos que afetam a biota. Os grandes ciclos de cheia e seca plurianuais, associados a alterações antrópicas dentro e fora da Bacia do Alto Paraguai, provocam alterações na dinâmica da vegetação. Estudos que confirmem essas alterações ainda são escassos. Os trabalhos em dendrocronologia na região do Pantanal, conduzidos pela Embrapa Florestas e Embrapa Pantanal, tiveram início em 1994, com uma coleta visando uma busca exploratória de espécies com anéis de crescimento definido. Apesar dos anéis serem em alguns casos pouco distintos, foi possível determinar a anualidade de formação dos anéis de crescimento de diversas espécies arbóreas, pelo estudo dos ramos, aliados a estudos fenológicos.
Thesagro: Dendrologia
Palabras clave: Espécie arbórea
Potencial dendroclimatológico
Pantanal Mato-Grossense
Notas: SIMBRAMAD.
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SIMBRAMAD-Mattos-O-potencial-2007.pdf743.35 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace