Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/33009
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GUARDA, V. DEL A.
LARA, M. A. S.
SARTURI, J. O.
TONATO, F.
SANTOS, P. M.
Additional Information: Vitor Del´Alamo Guarda, USP/ESALQ/PIRACICABA, SP.; Marcio André S. Lara, USP/ESALQ/PIRACICABA, SP.; Jhones O. Sarturi, USP/ESALQ/PIRACICABA, SP.; Felipe Tonato, USP/ESALQ/PIRACICABA, SP.; PATRICIA MENEZES SANTOS, CPPSE.
Title: Parâmetros fisiológicos de Brachiaria brizantha - cv, Marandu, submetidos a doses de glifosato no processo de conservação de forragem.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., Jaboticabal, SP. Anais... Jaboticabal: SBZ: UNESP, 2007.
Language: Portugues
Keywords: Glifosato
Matéria-seca
Marandu
Description: O teor de umidade nas plantas é dos aspectos determinantes da viabilidade da conservação da forragem e um dos fatores de maior influencia na qualidade do alimento conservado. As plantas tropicais apresentam limitações em relação a esse parâmetro, pois possuem grande quantidade de água quando seus aspectos nutricionais são favoráveis. Uma solução seria acelerar a perda de água com a aplicação de herbicidas dessecantes antes da colheita. O experimento foi conduzido na ESALQ/USP em Piracicaba-SP em uma área Capim-Marandu, seguindo um delineamento inteiramente casualisado com quatro dosagens de Glifosato (0, 1, 2 e 4 l/ha) e quatro repetições. Colheu-se mecanicamente a forragem de 0,5 m2 a 10 cm do solo a cada 24 horas após a aplicação do dessecante, para determinar a Matéria seca total (MST), Matéria seca de folhas (MSF), Matéria seca de colmos (MSC) e Matéria seca de material morto (MSMM). Também se determinou a área foliar (AF), a Razão de área foliar (RAF) e a Razão do peso de folhas (RPF), Área foliar específica (AFE). Os dados foram analisados através do procedimento MIXED do SAS. As doses não apresentaram diferença, apenas com a dose zero apresentando-se com mais umidade. Para os cortes, ocorreu incremento gradativo da matéria-seca até o momento de corte, o que se refletiu nos parâmetros morfológicos medidos, mostrando a eficiência do dessecante em promover a perda de água na planta.
Thesagro: Conservação
Ensilagem
Fenação
Forragem
Fotossíntese
Herbicida
Data Created: 2007-08-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Parametros-Fisiologicos-Brachiaria-Brizantha.pdf2,45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace