Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/33023
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 17-Ago-2007
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SANTOS, P. M.
CAMARGO-BORTOLIN, L. H. G. de
BERNARDI, A. C. de C.
BENDOLASSI, J. A.
Informaçães Adicionais: PATRICIA MENEZES SANTOS, CPPSE; Lívia H. Guedes de Camargo-Bortolin, UFSCar/SÃO CARLOS, SP.; ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE; José Albertino Bendolassi, USP/CENA.
Título: Absorção de nitrato e de amônio em cultivares de Panicum maximum.
Edição: 2007
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., Jaboticabal, SP. Anais... Jaboticabal: SBZ: UNESP, 2007.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Capim-tanzânia
C-apim-aruana
Dreno
Fonte
Partição de nutrientes
Conteúdo: A forma de absorção e o padrão de partição de N em Panicum maximum cvs. Tanzânia e Aruana foram determinados utilizando-se técnicas isotópicas. O experimento foi desenvolvido em casa de vegetação na Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos SP. Soluções nutritivas enriquecidas com 15NO3 ou 15NH4 foram utilizadas para estimar a absorção de amônio e nitrato. Nas folhas em expansão, bainhas e lâminas das folhas novas e hastes o conteúdo de N total foi maior no capim-tanzânia; já o conteúdo de N total das raízes foi maior no capim-aruana. A variação no conteúdo de N total entre a primeira e a segunda coleta indica que nos tratamentos 15NH4 e 15NO3 os principais drenos de nitrogênio foram os perfilhos laterais e as folhas em expansão. As raízes também representaram um importante dreno de nitrogênio, exceto para o capim-tanzânia no tratamento 15NH4. O conteúdo de 15NO3 na planta inteira foi mais elevado que o de 15NH4 nos dois capins, indicando que há absorção preferencial de nitrogênio na forma de nitrato. Concluiu-se que os perfilhos laterais, as folhas em expansão e as raízes representam os principais drenos de nitrogênio do capim-tanzânia e do capim-aruana e que nestes cultivares há absorção preferencial de nitrogênio na forma de nitrato.
Ano de Publicação: 2007
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIPMS2007.00098.pdf120,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace