Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/408881
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: COUTO, L. de S.
BAPTISTA, R. de C.
COSTA, C. V. P. das N.
MATTIETTO, R. de A.
PONTES, M. A. N.
Additional Information: Liana da Silva Couto, graduanda UFPA; Rafaela de Carvalho Baptista, Graduanda UFPA; Claudia Veluma Piani das Neves Costa, graduanda UFPA; RAFAELLA DE ANDRADE MATTIETTO, CPATU; Marco Antônio Nobre Pontes, UFPA.
Title: Obtenção de geléia de açaí branco (Euterpe oleracea, Mart Var. Branco).
Publisher: In: ENCONTRO DE PROFISSIONAIS DA QUÍMICA DA AMAZÔNIA, 10., 2007, Belém, PA. Recursos naturais: uma reflexão para os profissionais da química. Belém, PA: Conselho Regional de Química da 6ª Região, 2007.
Language: pt_BR
Keywords: Ternologia de alimento
Processamento de fruta.
Description: O açaizeiro (Euterpe oleracea, Mart) é uma palmeira exuberante da flora tropical, que a partir de seus frutos, obtém-se uma bebida substancial e nutritiva. Destacando-se a variedade açaí branco, pouco aproveitado na região Norte, mas que necessita ter a propagação da espécie para gerar aumento em produção e comercialização, pois agora o açaí desperta não só o interesse nacional como internacional. O presente trabalho teve por objetivo a produção de geléia artesanal a partir da bebida açaí branco com adição de componentes naturais, como uma alternativa de conservação agregando assim valor à bebida e proporcionando melhoria de renda para a população rural. Foram realizados ensaios laboratoriais para a obtenção de uma geléia à base de albedo de laranja (fonte de pectina), suco de limão (acidulante) e açúcar (sacarose de cana de açúcar), produto A e outra geléia utilizando pectina comercial (de alto grau de metoxilação), suco de limão e açúcar, produto B. Realizaram-se determinações das características físico-químicas e microbiológicas para a matéria-prima e para o produto final, e utilizou-se análise sensorial nos produtos A e B para verificar a sua aceitação. Os resultados das análises microbiológicas para o produto final atestaram sua produção dentro de condições higiênico-sanitárias satisfatórias. A análise sensorial evidenciou que o produto A obteve maior aceitação que o produto B. A geléia com albedo apresentou 76,16% de aceitação, pH de 4,01 (baixa acidez), teor em proteínas (1,05%) e de alto valor energético (281,80 Kcal/100g). O processamento de geléia de açaí branco usando albedo de laranja, suco de limão e açúcar é viável podendo vir a ser um futuro próximo aproveitado pelas agroindústrias como uma das maneiras de conservar o açaí branco.
Thesagro: Açaí
Euterpe Oleracea
Geléia
Polpa de Fruta.
Data Created: 2008-04-04
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
obtencaodegeleiadeacaibranco.pdf86.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace