Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/426621
Title: Avaliação de patógenos e características físico-químicas do queijo coalho.
Authors: MACHADO, T. F.
BRITO, J. R. F.
SOUZA NETO, M. A. de
SILVA, A. B. da
MARIANO, B. C. da C.
SANTOS, T. M. dos
CHINELATE, G. C. B.
Affiliation: Terezinha Feitosa Machado, CNPAT; José Renaldi Feitosa Brito, CNPGL; Manoel Alves de Souza Neto, CNPAT; Aline Braga da Silva, CNPAT; Bárbara Camila da Costa Mariano, CNPAT; Talita Macedo dos Santos, CNPAT; Gerla Castelo Branco Chinelate, UFC.
Date Issued: 2007
Citation: In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ANALISTAS DE ALIMENTOS, 15., 2007, Fortaleza-CE. Anais... Fortaleza: SBAAL, 2007.
Pages: 4 p.
Description: É amplamente conhecido que o queijo de coalho, embora produzido de acordo com o regulamento técnico de identidade e qualidade, apresenta diferenças em seus atributos sensoriais e características microbiológicas, principalmente devido ao leite utilizado (cru ou pasteurizado) na fabricação. Este trabalho apresenta uma avaliação de 140 amostras de queijo de coalho, provenientes de sete laticínios do estado do Ceará, quanto à microflora contaminante e parâmetros fisico-químicos. Os resultados obtidos indicaram que S.aureus e Salmonella sp. estiveram presentes em 53,5% e 18% das amostras avaliadas, respectivamente, enquanto que a presença de L. monocytogenes não foi detectada em nenhuma delas. Em relação à composição química os dados revelaram diferenças, ao nível de 5% de significância, entre as marcas, sendo os parâmetros gordura, pH, acidez e cinzas os que mais diferiram entre si.
Keywords: Queijo coalho
Características físico-químicas
Avaliação de patógenos
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPAT)

Files in This Item:
File SizeFormat 
SP-3927.pdf2,35 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace