Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/426889
Title: Monitoramento participativo da qualidade da água de fontes hídricas em comunidades rurais como ferramenta de gestão ambiental: o caso de Neblina, Morada Nova-CE.
Authors: ARAÚJO, T. M. S. de
ROSA, M. de F.
GIRÃO, E. G.
ARAÚJO, F. P.
Affiliation: Thatiane Maria Souza de Araújo, UECE; Morsyleide de Freitas Rosa, CNPAT; Enio Giuliano Girão, CNPAT; Lucia de Fatima Pereira Araújo, CEFET/CE.
Date Issued: 2007
Citation: In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA UNIFOR, 13., 2007, Fortaleza, CE. Resumo... Fortaleza: Unifor, 2007.
Description: No semiárido do Nordeste do Brasil, é uma constante a busca por fontes de água para consumo humano, devido à irregularidade das precipitações e a sua concentração em poucos meses do ano. Nesse cenário, inúmeras comunidades rurais dependem do abastecimento de carros-pipa e outras fontes hídricas, das quais não se tem dados sobre a qualidade da água. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta o programa Vigilantes da Água Global que vem sendo implantado na comunidade de Neblina, situada no município de Morada Nova - Ceará Este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade microbiológica da água de fontes hídricas da comunidade inserida no programa que tem como objetivo formação de agentes ambientais para um trabalho de monitoramento da qualidade das fontes de água utilizadas para consumo humano, gerando informações úteis às famílias no manejo adequado de seus mananciais.
Thesagro: Qualidade da Água
Keywords: Fontes hídricas
Comunidades rurais
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPAT)

Files in This Item:
File SizeFormat 
SP-4022.pdf937,34 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace