Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/427826
Título: Atributos físicos do solo e crescimento de raízes em cultivo consorciado de milho safrinha com Brachiaria ruziziensis.
Autor: CECCON, G.
MATOSO, A. de O.
NETO NETO, A. L.
Afiliación: GESSI CECCON, CPAO; ALINE DE OLIVEIRA MATOSO, UNESP/FCA; ANTONIO LUIZ NETO NETO, UFGD.
Año: 2009
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo; Fortaleza: UFC, 2009.
Descripción: O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar algumas propriedades físicas do solo e o crescimento de raízes de B. ruziziensis após o cultivo consorciado com milho safrinha. O experimento foi realizado em Dourados, e em Batayporã, Mato Grosso do Sul, em solos classificados como LVdf e LVd, respectivamente. O milho safrinha e a B. ruziziensis foram semeados mecanicamente no dia 27/02/07, em Dourados e no dia 09/03/07 em Batayporã. Foram avaliados os seguintes tipos de cultivo: 1) milho safrinha solteiro, 2) milho safrinha com uma linha intercalar de B. ruziziensis, 3) milho safrinha com três linhas intercalares de B. ruziziensis. Em setembro de 2007 foram abertas três trincheiras de 0,70 m de largura e 0,40 m de profundidade. As avaliações foram realizadas em quadrados de 0,10 m x 0, 10 m até a profundidade de 0,40 m com sete amostras em cada camada. O crescimento de raízes foi avaliado pelo método do perfil cultural, através da contagem das raízes expostas nos quadrados. Em Dourados foi avaliada a resistência do solo à penetração com penetrômetro de bolso na parede das trincheiras, e a estabilidade de agregados, pelo método do peneiramento de agregados via úmida, nas camadas 0 - 0,10 e 0,10 - 0,20 m. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. O maior crescimento de raízes foi verificado nos tratamentos com B. ruziziensis, que continua em crescimento após a colheita do milho. Uma linha intercalar de B. ruziziensis às linhas de milho safrinha, proporcionou significativo crescimento de raízes, promovendo reduções na resistência do solo á penetração e maior diâmetro médio de agregados.
Thesagro: Física do Solo
Notas: Trabalho publicado também em Resumos do CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza.
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
31829.pdf162.51 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace