Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/44625
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 29-Nov-1999
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, F. V.
NOGUEIRA, A. R. de A.
SOUZA, G. B. de
FERRAZ, L. F. M.
Informaçães Adicionais: FERNANDO V. SILVA; ANA RITA DE ARAUJO NOGUEIRA, CPPSE; GILBERTO BATISTA DE SOUZA, CPPSE.
Título: Determinação enzimática-potenciométrica de carboidratos não-estruturais em plantas forrageiras por injeção seqüencial.
Edição: 1999
Fonte/Imprenta: In: ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA ANALÍTICA, 10., 1999, Santa Maria, RS. Anais...Santa Maria: UFSM/SBQ, 1999. AF-16.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Suco de LEBEDEV
Eletrodo tubular
SIA
Carboidratos
Forrageiras
Conteúdo: A preservação de plantas forrageiras sob a forma de silagem pode ser citada como uma das principais fontes de obtenção de alimento ao gado durante o período de escassez de pastagens. É uma forma de preservação por acidificação, onde, em condições apropriadas bactérias convertem açucares em ácidos orgânicos. Uma grande variedade de culturas pode ser armazenada sob a forma de silagem. Entretanto, características como o nível de substrato fermentável e teor de matéria seca devem ser observadas no material a ser armazenado [1]. Neste trabalho, é proposto um procedimento por injeção seqüencial para determinado do teor de carboidratos fermentaveis em plantas forrageiras freqüentemente utilizadas no processo de produção de silagem. A metodologia de determinarão se baseou no monitoramento potenciométrico do periodato remanescente da reação de oxi-redução entre as unidades de açucares redutores e íons IO<, empregando eletrodo tubular seletivo como detector [2]. Para quantificação do teor total de substrato fermentável da forrageira, etapa on-line de hidrólise enzimática da sacarose, empregando invertase (p-fructofuranosidase), extraída de levedura de panificação (fermento biológico), tornou-se necessária [3].
Ano de Publicação: 1999
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIARAN1999.00139.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace