Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/46207
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 15-Dez-2008
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SANTIAGO, A. C.
VENERONI, G. B.
MEIRELLES, S. L.
OLIVEIRA, H. N.
ALENCAR, M. M. de
REGITANO, L. C. de A.
Informaçães Adicionais: Adelita Carolina Santiago, PIBIC; Gisele Batista Veneroni, Pós-graduanda UFSCar; Sara Laguna Meirelles, Pós-graduanda UNESP/Jaboticabal; Henrique Nunes Oliveira, UNESP/Botucatu; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE; LUCIANA CORREIA DE ALMEIDA REGITANO, CPPSE.
Título: A espessura de gordura subcutânea independe do genótipo de leptina em bovinos da raça Canchim criados a pasto.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO ANIMAL, 7., 2008, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, SBMA, 2008.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Leptina
Espessura de gordura
Canchim.
Conteúdo: A criação de bovinos da raça Canchim para a produção de carne tem crescido no Brasil, porém, a carcaça de animais desta raça não apresenta boa cobertura de gordura, fator importante para a palatabilidade e para a conservação da carne após o abate. Por esse motivo, pesquisas que visam ao melhoramento dessa característica têm sido conduzidas. Uma abordagem muito utilizada para encontrar marcadores para uma característica desejada é a busca por associação com polimorfismos em genes candidatos. Entre os genes candidatos relacionados à deposição de gordura, o gene da leptina tem se destacado. Nos bovinos, o gene da leptina foi mapeado no cromossomo 4. Um polimorfismo existente no íntron 2 desse gene foi associado à deposição de gordura. O presente trabalho analisou a associação desse polimorfismo com a espessura de gordura subcutânea em bovinos da raça Canchim. Para a realização deste trabalho foram utilizados 800 animais da raça Canchim, nascidos nos anos de 2003 a 2006, criados em regime de pastagem em sete fazendas dos estados de São Paulo e Goiás. Amostras de sangue e sêmen foram coletadas para extração de DNA. A genotipagem foi realizada por digestão dos produtos de reação em cadeia da polimerase (PCR) com a enzima de restrição Sau3AI. Foi realizada uma análise de máxima verossimilhança restrita, a qual demonstrou não haver associação significativa do polimorfismo do gene da leptina com espessura de gordura em bovinos da raça Canchim.
Thesagro: Polimorfismo.
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIMMA2008.00169.pdf39,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace