Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/46477
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2003
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ESTEVES, S. N.
CAMARGO, A. C. de
NOVAES, N. J.
MANZANO, A.
FREITAS, A. R. de
TUPY, O.
MACHADO, R.
Additional Information: SERGIO NOVITA ESTEVES, CPPSE; ARTUR CHINELATO DE CAMARGO, CPPSE; NELSON JOSÉ NOVAES, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; AIRTON MANZANO, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; ALFREDO RIBEIRO DE FREITAS, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; OSCAR TUPY, CPPSE; RUI MACHADO, CPPSE.
Title: Efeitos da implantação de tecnologias agropecuárias em estabelecimentos familiares com produção de leite na região de Muriaé, MG.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 40., 2003, Santa Maria, RS. Anais... Santa Maria: SBZ, 2003. 1 CD-ROM. 5f.
Language: pt_BR
Keywords: Produção de leite.
Description: A região de Muriaé-MG, é uma importante bacia leiteira do Estado de Minas Gerais e produz cerca de 130.000 litros de leite/dia, sendo 35% provenientes de estabelecimentos familiares cuja produção situa-se entre 8 e 15 litros/dia, com 65% de vacas em lactação e baixa produtividade (651litros/hectare/ano), comprometendo a rentabilidade e consequentemente a fixação do homem no campo. A introdução de tecnologias adequadas e eficientes, que melhorem os índices técnicos e econômicos podem trazer reflexos na produção dos pequenos produtores, proporcionado assim, sua inclusão no setor produtivo. Este trabalho foi desenvolvido na Zona da Mata do Estado de Minas Gerais, de julho de 1998 a julho de 2001, por um período de três anos e em seis estabelecimentos familiares (EFs). Os produtores foram selecionados pelos órgãos de extensão local e observando-se os seguintes critérios: a) Ser produtor de leite, independentemente da escala de produção e produtividade; b) Possuir no máximo 100 ha e c) Ter como atividade principal a exploração leiteira. A média dos resultados obtidos nos EFs, três anos após a implantação das tecnologias foram: produção anual e diária de 122.034 e 335 L, produção por área 6.136 L/ha e produção/vaca/ano 2.907 L. Os resultados mostraram aumentos significativos (P<0,05) em média de 50%, para estas variáveis, permitindo concluir que as tecnologias implantadas foram eficientes no aumento da produção de leite e proporcionaram aumento de 65% na receita da propriedade.
Thesagro: Agricultura Familiar
Custo de Produção
Gado Leiteiro.
Data Created: 2003-08-08
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCISNE2003.00060.PDF26,7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
PROCI2003.00060.pdf23,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace