Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/470150
Título: Sistema de previsão da safra de soja para o Brasil.
Autor: ASSAD, E. D.
MARIN, F. R.
EVANGELISTA, S. R.
PILAU, F. G.
FARIAS, J. R. B.
PINTO, H. S.
ZULLO JÚNIOR, J.
Afiliación: Eduardo Delgado Assad, CNPTIA; Fábio Ricardo Marin, CNPTIA; Silvio Roberto Evangelista, CNPTIA; Felipe Gustavo Pilau, CNPTIA; José Renato Bouças Farias, CNPSo; Hilton Silveira Pinto, Centro de Ensino e Pesquisa em Agricultura / CPA-Embrapa, Jurandir Zull.
Año: 2007
Referencia: Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 42, 5, p. 615-625, maio 2007.
Descripción: Este trabalho teve por objetivo avaliar um sistema de previsão de safra de soja para o Brasil, baseado em modelos empíricos regionalizados para estimativa da produtividade, a partir de um banco de dados de área cultivada em escala municipal, e de um sistema de monitoramento agrometeorológico de abrangência nacional. Os modelos incorporam a base conceitual proposta por Doorenbos & Kassam, com ajustes empíricos para cada região do Brasil, considerando-se as diferenças quanto ao potencial produtivo das principais variedades e as peculiaridades dos sistemas de produção utilizados nas diferentes regiões. A base de informações de área cultivada de cada Estado foi constituída por dados provenientes do IBGE e da Conab. A produção de soja, entre as safras 2000/2001 e 2005/2006, foi estimada e comparada com os levantamentos da Conab. A análise estatística pelo teste t indica não haver diferença entre as estimativas e os dados oficiais. Bons ajustes (R2³0,87) foram obtidos para as produções regionalizadas, com desvios mais expressivos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí e Bahia. Para os dados consolidados em escala nacional, o maior desvio observado foi de 5,81%, na safra 2000/2001, e o menor de 0,62% na safra 2005/2006.
Thesagro: Produtividade
Tecnologia da Informação
Palabras clave: Modelagem
Agrometeorologia
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPSO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
42n05a02.pdf1.18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace