Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/470866
Título: Efeito de inseticida regulador de crescimento na sobrevivência e no desempenho reprodutivo do percevejo marrom, Euschistus heros (F.) (Hemiptera: Pentatomidae).
Autoria: CORRÊA-FERREIRA, B. S.
MOSCARDI, F.
GOMES, D. N.
Afiliação: Beatriz Spalding Corrêa-Ferreira, CNPSo/CNPq; Flávio Moscardi, CNPSo; Daniel Niemeyer Gomes, Chemtura.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 22., 2008, Uberlândia. Ciência, tecnologia e inovação: anais. Viçosa, MG: UFV, 2008.
Conteúdo: Os inseticidas reguladores de crescimento são utilizados no controle da lagarta-da-soja, causando mortalidade por ocasião das ecdises. Com objetivo de conhecer a ação destes produtos em percevejos, avaliou-se o efeito do diflubenzurom (Dimilin 80 WG) na sobrevivência, desempenho reprodutivo e viabilidade dos ovos de E. heros, em laboratório. Ninfas de 5º ínstar foram pulverizadas com diflubenzurom (15, 17,5 e 20 g. i.a/ha), metamidofós (600 g i.a./ha) e água, em torre de Potter. Após, as ninfas foram alimentadas com vagens de soja, em incubadoras. Os adultos recém obtidos foram sexados e os casais individualizados foram mantidos sob as mesmas condições por 30 dias. Ninfas tratadas com metamidofós apresentaram 100% de mortalidade, não sendo portanto, incluídas nas avaliações. Observou-se que, quando o diflubenzurom foi aplicado nas ninfas de 5º idade cerca de 83% morreram sem atingir a fase adulta e, daqueles percevejos que conseguiram completar o ciclo, muitos apresentaram sérios danos nas articulações das patas, dificultando o seu deslocamento e alimentação. Ninfas tratadas com esse produto deram origem a percevejos adultos que apresentaram uma sobrevivência e um desempenho reprodutivo inversamente proporcional à dose utilizada. Aos trinta dias, a sobrevivência média dos percevejos que receberam a maior dose do diflubenzurom foi de 2,0%, igual às demais doses do produto, mas todas inferiores à testemunha (88%). Nesse período, na dose de 20 g i.a./ha, apenas 12,5% das fêmeas ovipositaram e estas apresentaram uma fecundidade média de 9,3 ovos, comparadas às fêmeas testemunhas com 52,7 ovos, e viabilidade média de 14,3% e 95,0%, respectivamente. Houve, portanto, efeito direto e indireto do diflubenzurom, com potencial redutor sobre a população dos percevejos.
Thesagro: Controle Químico
Biologia Vegetal
Biologia
Soja
NAL Thesaurus: Soybeans
Palavras-chave: Diflubenzurom
Deformações morfológicas
Notas: Resumo 1389-1.
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
28545.pdf114.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace