Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/474451
Título: Índices de disponibilidade de fósforo em Latossolos do Planalto Central com diferentes características texturais e mineralógicas.
Autor: BAHIA FILHO, A. F. de C.
Afiliación: ANTONIO FERNANDINO DE CASTRO BAHIA FILHO, EMBRAPA-CNPMS.
Año: 1982
Referencia: 1982.
Páginas: 179 p.
Descripción: Foram coletados amostras superficiais de oito solos, com textura e mineralogia variaveis, com o objetivo de verificar o comportamento adsortivo dos componentes mineralogicos da fracao argila, bem como relacionar indices de disponibilidade de fosforo com o crescimento vegetal. Os materiais coletados provieram, predominantemente, de latossolos, com vegetacao de campo tropical e cerrado a floresta, localizados na regioes do Triangulo Mineiro e Alto Paranaiba. A composicao mineralogica da fracao argila foi obtida pela tecnica de alocacao, utilizada os teores dos oxidos (Si02, Al203, Fe203 e Ti02), associada a difracao de raios X. Nos materiais, adubados com diferentes doses de fosforo, efetuaram-se determinacoes de laboratorio e experimentos de exaustao do fosfato adicionados. as determinacoes de laboratorio compreenderam indices de disponibilidade de fosforo representativos dos fatores intensidade (fosforo em solucao de CaCl2 0,01M), quantidade (fosforo adsorvido) e capacidade tampao. A capacidade tampao foi avaliada mediante indices derivados de isoterma de Langmuir, para uma unica superficie de adsorcao. Utilizou-se ainda o fosforo disponivel obtidos pelo extratores Mehlich 1 e Bray 1. Experimentos em casa de vegetacao foram realizados com o objetivo de avaliar a remocao do fosforo aplicado por plantas de milheto (Penisetum thyphoides cv. CMS XM 1) e o decrescimo do fosforo disponivel, determinado pelos extratores utilizados. Cada experimento consistiu em 32 tratamentos (8 materiais de solo e 4 doses de (...)
Thesagro: Cerrado
Fertilidade
Fósforo
Milheto
Solo
NAL Thesaurus: phosphorus
soil
Palabras clave: Disponibilidade
Planalto Central
Penisetum thyphoides
Savanna
Availability
Central Plateau
Notas: Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.
Tipo de Material: Teses
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
T-Antonio-Bahia-Filho.pdf39.14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace