Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/47483
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2006
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GOULART, R. S.
ALMEIDA, R. de
POTT, E. B.
ALENCAR, M. M. de
CRUZ, G. M. da
TULLIO, R. R.
LANNA, D. P.
Title: Desempenho e características de carcaça de bovinos Nelore e cruzados Bos taurus x Nelore terminados em confinamento.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais. João Pessoa: SBZ: UFPB, 2006.
Pages: 5 f.
Language: Portugues
Keywords: Área de olho de lombo
Característica de carcaça
Desempenho
Description: Trinta e dois novilhos castrados, com média de idade de 22 meses +- 23 dias e média de peso corporal de 310 +- 30 kg, foram confinados durante 101 dias, com o objetivo de avaliar o desempenho e as características de carcaça. Utilizou-se delineamento inteíramente ao acaso, com quatro tratamentos: Y2 Angus + Y2 Nelore (AN), Y2 Canchim + Y2 Nelore (CN), Nelore (NE) e Y2 Simental + Y2 Nelore (SN). Todos os cruzamentos foram conduzidos no mesmo rebanho de fêmeas Nelore com múltiplos touros de cada raça. Os animais foram mantidos em pastos de "Brachiaria decumbens" até a entrada no confinamento. A única dieta utilizada em todo o período experimental continha 13,34% de proteína bruta e 68,69% de nutrientes digestíveis totais. Comparados na mesma idade, os novilhos AN apresentavam maior peso no início do confinamento e maior peso ao abate, em relação aos animais CN, NE e SN (P<O,05). Animais AN diferiram (p<O,05) dos demais avaliados nas variáveis ganho de peso, consumo de matéria seca (MS) e consumo de MS em porcentagem de peso vivo. Os valores elevados de ganho de peso e de consumo de todos os grupos avaliados neste experimento sugerem efeito de compensação desses animais frente a situação de baixo nível nutricional por longo período, antes do confinamento. Animais NE e CN apresentaram o maior (P>0,05) rendimento de carcaça. Animais AN apresentaram maior espessura de gordura (P<0,05), em relação aos demais grupos avaliados.
Thesagro: Cruzamento
Gado de Corte
Ganho de Peso
Data Created: 2006-08-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESEMPENHO-CARACTERISTICAS-CARCACA.pdf23,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace