Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/47544
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2006
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RODRIGUES, A. de A.
CRUZ, G. da M.
ALENCAR, M. M. de
BARBOSA, R. T.
CORRÊA, L. de A.
MACHADO, R.
Additional Information: ARMANDO DE ANDRADE RODRIGUES, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; GERALDO MARIA DA CRUZ, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE; ROGERIO TAVEIRA BARBOSA, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; LUCIANO DE ALMEIDA CORREA, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; RUI MACHADO, CPPSE.
Title: Efeito do nível nutricional durante a primeira seca após a desmama, no primeiro intervalo de partos e na idade e peso ao segundo parto de animais de diferentes grupos genéticos.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais. João Pessoa: SBZ: UFPB, 2006.
Pages: 4 f.
Language: pt_BR
Keywords: Eficiência biológica
Interação genótipo
Vacas cruzadas
Vacas Nelore.
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de nível nutricional após a desmama, de grupo genético (GG) e da interação GG x nível de suplementação sobre o primeiro intervalo de partos, peso e idade ao segundo parto de fêmeas bovinas de corte. Durante dois anos 129 bezerras desmamadas, dos grupos genéticos Y2 Angus + Y2 Nelore (AN), Y2 Canchim + Y2 Nelore (CN), Y2 Simental + Y2 Nelore (SN) e Nelore (N), foram suplementadas com de cana-de-açúcar e 1,S kg ou 3,0 kg de concentrado/animal/dia, durante o primeiro período da seca após a desmama. Nas três secas seguintes todos os animais foram suplementados com cana-de-açúcar mais uréia e 1,5 kg de concentrado. A utilização do nível maior de concentrado (3,0 kg/animal/dia) após a desmama durante a época da seca não reduziu a idade ao segundo parto. A média de idade ao segundo parto dos animais AN foi menor do que a dos demais grupos genéticos independentemente do nível de suplementação. Houve diferença no peso ao segundo parto entre os grupos genéticos, mas não houve diferença entre os níveis de suplementação e nem interação GG x nível de suplementação. Os animais SN apresentaram maior peso ao segundo parto (P<O,OS), mas também maior (P<O,OS) intervalo de partos. Não houve diferença no intervalo de partos entre os animais suplementados com 1,S kg ou suplementados com 3,0 kg de concentrado/animal/dia na primeira seca após a desmama.
Thesagro: Gado de Corte.
Data Created: 2006-11-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCILAC2006.00079.pdf22.31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace