Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/47636
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2006
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, E. T. M. da
OLIVEIRA, P. P. A.
PEDROSO, A. de F.
HERLING, V. R.
LUZ, P. H. de C.
Additional Information: EDUARDO TELLES MARQUES DA SILVA; PATRICIA PERONDI ANCHAO OLIVEIRA, CPPSE; ANDRE DE FARIA PEDROSO, CPPSE; VALDO RODRIGUES HERLING; PEDRO HENRIQUE DE CERQUEIRA LUZ.
Title: Densidade de semeadura da aveia (aveia Bizantina cv. São Carlos) e altura de corte do capim-tanzânia ("Panicum maximum" cv Tanzânia) sobre a produtividade de pastagem de capim-Tanzânia irrigada e sobre-semeada com aveia "1".
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais. João Pessoa: SBZ: UFPB, 2006.
Pages: 3 f.
Language: pt_BR
Keywords: Pastagem de inverno
Pastagem tropical
Pastagem irrigada.
Description: A sobre-semeadura de aveia em pastagens tropicais irrigadas durante o inverno é uma tecnologia usada para reduzir o uso de alimentos concentrados e volumosos conservados. Seu uso é importante porque os capins tropicais possuem baixa produção no período de inverno em algumas regiões do Brasil, devido às baixas temperaturas e à pouca luminosidade. Como a sobre-semeadura de aveia em pastagens tropicais é uma tecnologia recente alguns critérios de manejo não são bem conhecidos. Com o objetivo de avaliar a densidade de semeadura da aveia e a altura de corte do "Panicum maxímum" cv. Tanzânia, foi realizado um experimento de campo na FZEA/USP, em Pirassununga, SP, durante o inverno (maio a outubro de 2005). O delineamento experimental foi o de blocos completos, em esquema fatorial (2X3), com 4 repetições. Os efeitos dos seguintes fatores foram avaliados: duas alturas de corte do capim Tanzânia (10 e 30 cm) e três densidades de semeadura da aveia (60, 90 e 120 kg/ha de SPV). Não houve diferença entre as taxas de semeadura sobre a produtividade da pastagem. A altura de corte de 10 cm foi a melhor porque favoreceu o estande inicial e a produção da aveia, a produção do capim- Tanzânia e a produção total da pastagem.
Thesagro: Produtividade.
Data Created: 2006-11-13
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIPPAO2006.00121.pdf21,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace