Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48044
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FERREIRA, L. S.
BITTAR, C. M. M.
MATTOS, W. R. S.
RODRIGUES, A. de A.
SANTOS, P. M.
Additional Information: Lucas Silveira Ferreira - USP/ESALQ; Carla Maris Machado Bittar - USP/ESALQ; Wilsom Roberto Soares Mattos - USP/ESALQ; ARMANDO DE ANDRADE RODRIGUES, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; PATRICIA MENEZES SANTOS, CPPSE.
Title: Desempenho de bezerras leiteiras alimentadas com concentrado inicial contendo sais de ácidos orgânicos ou monesina.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., Jaboticabal, SP. Anais... Jaboticabal: SBZ: UNESP, 2007.
Language: pt_BR
Keywords: Butirato de sódio
Ionóforo
Propionato de cálcio
Vacas.
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da inclusão de butirato de sódio, monensina sódica e propionato de cálcio no concentrado inicial sobre o desempenho de bezerras leiteiras antes e após o desaleitamento. Vinte e quatro bezerras Holandesas recém-nascidas foram alocadas em abrigos individuais até a décima semana de vida tendo livre acesso à água, alimentadas com 4L de leite/dia, em duas refeições, sendo bloqueadas em função do peso ao nascer a um dos tratamentos, de acordo com o aditivo no concentrado: 1)Butirato de sódio (0,15%); 2)Monensina sódica (30 ppm); 3)Propionato de cálcio (0,15%). Durante 10 semanas os animais receberam concentrado inicial até 2 kg/d e receberam também feno de capim-coast-cross à vontade após o desaleitamento. Semanalmente, os animais foram pesados e avaliados quanto à altura da cernelha, largura do traseiro e perímetro torácico. Não foram observados efeitos significativos entre os tratamentos para o consumo de concentrado e de feno, peso vivo e ganho de peso diário dos animais (P>0,05), entretanto foram observados efeitos de idade (P<0,0001) para todos os parâmetros avaliados, exceto para o consumo de feno. As medidas de altura de cernelha, perímetro torácico e largura de traseiro também não foram afetadas entre os tratamentos (P>0,05). A inclusão dos aditivos resultou em desempenho satisfatório de bezerras leiteiras antes e após o desaleitamento. A monensina sódica pode ser substituída por sais de ácidos orgânicos sem prejuízo ao desempenho de bezerros.
Thesagro: Alimentação
Gado Leiteiro.
Data Created: 2007-08-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIAAR2007.00092.pdf82,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace