Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48064
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NICODEMO, M. L. F.
LAURA, V. A.
MELOTTO, A. M.
BOCCHESE, R. A.
SCHUNKE, R. M.
BARBOSA, R. A.
Additional Information: MARIA LUIZA FRANCESCHI NICODEMO, CPPSE; VALDEMIR ANTONIO LAURA, CNPGC; Alex M. Melotto - FUNDECT/MS/CNPQ; Ricardo A. Bocchese - FUNDECT/MS/CNPQ; ROZA M. SCHUNKE, CNPGC/CAMPO GRANDE, MS.; RODRIGO AMORIM BARBOSA, CNPGC.
Title: Avaliação inicial de espaçamentos para o plantio de espécies arbóreas nativas para o fomento de sistemas silvipastoris no Mato Grosso do Sul.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., Jaboticabal, SP. Anais... Jaboticabal: SBZ: UNESP, 2007.
Language: pt_BR
Keywords: Braquiária
Espécies florestais nativas.
Description: Sistemas silvipastoris possibilitam a conciliação da produção agropecuária com a proteção ambiental, criando condições favoráveis para geração de emprego e renda. Mato Grosso do Sul apresenta cerca de 1/3 de solos marginais (Neossolos quartzarênicos), para os quais é recomendada a utilização desses sistemas de produção. O Estado tem 70% de pastagens e 1/3 dos produtores rurais tem renda bruta negativa. A diversificação da base produtiva é fundamental para o desenvolvimento sustentável da região. Neste trabalho teve-se por objetivo estabelecer a densidade inicial adequada do plantio conjuntode árvores nativas (cumbaru, Dypterix alata, jatobá do cerrado, Hymenea stigonocarpa e gonçalo alves, Astronium fraxinifolium) em consórcio com Brachiaria brizantha cv. Marandu, para subsidiar desenhos de sistemas silvipastoris nas condições regionais, bem como construir linha-de-base para desdobramentos de projetos futuros. As árvores foram plantadas em uma roda de competição, em arranjo com densidades de árvores de 46 a 803 plantas/ha. Foram avaliados: adaptação e crescimento inicial das árvores, produção e qualidade da forragem, e dinâmica de nutrientes do solo. Nos dezoito meses iniciais não foram observados efeitos da densidade em nenhuma das variáveis avaliadas.
Thesagro: Cerrado
Pecuária.
Data Created: 2007-08-23
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIMLN2007.00134.pdf75,27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace