Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48177
Title: Normas de reação para o estudo da interação genótipo-ambiente para a característica peso ao sobreano de bovinos da raça Canchim.
Authors: MATTAR, M.
CARDOSO, F. F.
ALENCAR, M. M. de
Affiliation: Maira Mattar - UNESP/Jaboticabal; FERNANDO FLORES CARDOSO, CPPSUL; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE.
Date Issued: 2007
Citation: In: REUNION ASOCIACION LATINOAMERICANA DE PRODUCCION ANIMAL, 30.; REUNION ASOCIACION PERUANA DE PRODUCCION ANINAL, 30.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE GANDEIRA DE DOBLE PROPOSTO, 5., 2007, Cuzco, Perú. Annales... Cuzco: ALPA: APPA, 2007.
Description: O objetivo deste trabalho foi estudar a presença de interação genótipo-ambiente (IGA) via normas de reação, obtidas por regressão aleatória, para a característica peso ao sobreano (PS) em bovinos da raça Canchim do Brasil. Foram estimadas herdabilidades crescentes no gradiente ambiental iguais a 0,12.0,01; 0,26.0,02 e 0,41.0,03, para os desvios ambientais em PS de -41 kg; 0; +41 kg. A correlação genética entre o intercepto e a inclinação da norma de reação foi igual a 0,90.0,03, o que indicou a presença de IGA caracterizado pelo efeito de escala. A correlação de Spearman entre os valores genéticos dos animais para PS em diferentes níveis ambientais não demonstrou alteração na ordem dos genótipos para esta característica, indicando que não houve mudança na classificação dos animais nos extratos do gradiente ambiental.
Thesagro: Gado de Corte.
Keywords: Canchim
Interação genótipo-ambiente
Normas de reação
Peso ao sobreano.
Language: pt_BR
Notes: Resumos na seguinte fonte: Archivos Latinoamericano de Produccion Animal, v. 15, (Supl.1), p. 342, 2007.
Type of Material: Separatas
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIMMA2007.00300.pdf28,99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace