Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48513
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 30-Set-2008
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ZAFALON, L.F.
ARCARO, J. R. P.
NADER FILHO, A.
FERREIRA, L. M.
CASTELANI, L.
BENVENUTTO, F.
Informaçães Adicionais: Luiz Francisco Zafalon, CPPSE; Juliana Rodrigues Pozzi Arcaro, Instituto de Zootecnia. Antônio Nader Filho, FCAV/Câmpus de Jaboticabal; Luciano Menezes Ferreira, FCAV/Câmpus de Jaboticabal; Lívia Castelani, Institulo Aqueitas; Fabiane Benvenutto, Instituto de Zootecnia.
Título: Diagnóstico laboratorial de staphylococcus aureus envolvidos na epidemiologia da mastite bovina.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO LEITE: SEGURANÇA ALIMENTAR E SAÚDE PÚBLICA, 3., 2008, Recife - anais. Recife:CBQL: UFRPE, 2008.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Mastite bovina
Staphylococcus aureus
Diagnóstico
Conteúdo: Dentre as espécies de estafilococos coagulase-positivas, as de maior ocorrência na etiologia infecciosa da mastite bovina são S. intermedius, S. hyicus e S. aureus, esta última a de maior importância pela prevalência e pelos riscos à saúde pública. Há indicações que este pode ser identificado após a prova de coagulase, que o classificaria como S. aureus. Entretanto, o Conselho Nacional de Mastite dos Estados Unidos recomenda o teste de Voges-Proskauer (VP) como adicional para a diferenciação de S. aureus de outras cepas positivas à prova da coagulase (CUNHA NETO et al., 2002). Pela possibilidade de resultados atípicos às provas diagnósticas em função da origem das amostras, objetivou-se estudar as características diagnósticas do VP após a confirmação molecular de S. aureus isolados do leite de vacas com mastite, de óstios dos tetos e de insufladores de teteiras, frente a diferentes graus de coagulação e índices pluviométricos, como forma de colaborar na identificação do agente.
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCILFZ2008.0070.pdf179,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace