Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48651
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 3-Dez-2008
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BERNARDI, A. C. de C.
RASSINI, J. B.
Informaçães Adicionais: ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE; Joaquim Bartolomeu Rassini, CPPSE.
Título: Produção de matéria seca pelo capim-tanzânia em função de doses e relações de nitrogênio e potássio.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 28.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 12.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 10.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 7., 2008, Londrina. FertBio 2008: desafios para o uso do solo com eficiência e qualidade ambiental: anais. Londrina: Embrapa Soja: SBCS: IAPAR: UEL, 2008.
Idioma: pt_BR
Notas: Organizado por Adilson de Oliveira Junior, Regina Maria Villas Bôas de Campos Leite, César de Castro, Fábio Álvares de Oliveira, Odilon Ferreira Saraiva.
Palavras-chave: Capim-Tanzânia.
Conteúdo: Nos sistemas de manejo intensivo de pastagens muitas vezes a adubação nitrogenada tem apresentado respostas produtivas abaixo da esperada devido ao desbalanço com o fornecimento de potássio. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito das doses e relações de nitrogênio e potássio sobre a produção de matéria seca do capim Tanzânia. O delineamento experimental adotado foi em blocos ao acaso em esquema fatorial 3 X 4, com 3 repetições. Os tratamentos utilizados foram 3 doses de N (1º ano: 100, 500 e 1000 kg ha-1 como uréia e 2º ano: 100, 400 e 800 kg ha-1 como nitrato amônio) e 4 relações de K2O (1:0, 1:0,5, 1:1, e 1,25). As adubações foram feitas a lanço na entrelinha do capim-tanzânia após os cortes da forragem. Os melhores resultados de produção de matéria seca nos dois anos foram obtidos com as doses mais elevadas de N na relação N:K2O de 1:1,25. Porém, a melhor eficiência de uso foi alcançada com o uso das doses mais baixas de nitrogênio independente da relação N:K2O.
Thesagro: Adubação
Matéria Seca.
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIACCB2008.00157.pdf177,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace