Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48751
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: WERNECK, C. G.
BREDA, F.
SPERANDIO, D. B.
HAIM, P. G.
ROSSI, C. Q.
MONTE, M. B. M.
BARROS, F. S.
BERNARDI, A. C. de C.
MAZUR, N.
POLIDORO, J. C.
Additional Information: ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE.
Title: Eficiência agronômica da mistura de uréia com zeolita natural aplicada na cultura da roseira (Rosa spp.), Nova Friburgo, RJ.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 28.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 12.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 10.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 7., 2008, Londrina. FertBio 2008: desafios para o uso do solo com eficiência e qualidade ambiental: anais. Londrina: Embrapa Soja: SBCS: IAPAR: UEL, 2008.
Language: pt_BR
Keywords: Mistura de uréia
Zeolita natural
Roseiras
Description: Com objetivo de avaliar a eficiência agronômica da mistura de uréia com zeolita natural (arenito zeolítico), realizou-se experimento em área de produção comercial de flores de corte em Nova Friburgo, RJ, Brasil. Foram realizadas duas adubações de cobertura na cultura da roseira com duas doses de uréia (60 e 120 kg N. ha-1 ) misturadas ou não com arenito zeolítico, na proporção de 20% p/p. As colheitas foram avaliadas quantitativamente, através do total de hastes (HT), massa fresca (MFT) e massa seca (MST) produzidas, e qualitativamente, através da divisão em hastes curtas (HC), médias (HM) e longas (HL). Determinou-se também a extração total de N pelas hastes comerciais colhidas (EXTNH) e a eficiência agronômica dos fertilizantes (EAF). A eficiência agronômica dos fertilizantes (EAF) sobre as produções de HT, MFT, MST e EXTNH é elevada pelo efeito do arenito zeolítico, e a maior influência sobre HT provém do aumento nas produções de HL, elevando a qualidade das hastes produzidas. A mistura de arenito zeolítico com uréia mantém maior quantidade de N-uréia no sistema solo-planta, liberando o nutriente lentamente para a solução do solo, em sincronia com as demandas nutricionais das plantas, resultando no aumento da eficiência agronômica dos fertilizantes avaliados. O arenito zeolítico (CETEM) apresenta características favoráveis para uso em desenvolvimento de fertilizantes nitrogenados de liberação lenta, principalmente com objetivo de aumentar a eficiência agronômica dos fertilizantes.
Data Created: 2009-02-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIACCB2008.00297.pdf48,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace