Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/512506
Título: Evapotranspiração real e IVDN para o algodão irrigado através de imagens de satélite.
Autoria: BRANDAO, Z. N.
BEZERRA, M. V. C.
BEZERRA, B. G.
SOFIATTI, V.
BEZERRA, J. R. C.
SILVA, B. B. da
Afiliação: ZIANY NEIVA BRANDAO, CNPA; MARCUS VINÍCIUS CÂNDIDO BEZERRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE; BERGSON GUEDES BEZERRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE; VALDINEI SOFIATTI, CNPA; JOSE RENATO CORTEZ BEZERRA, CNPA; BERNARDO BARBOSA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 7., 2009, Foz do Iguaçu. Sustentabilidade da cotonicultura brasileira e expansão dos mercados: anais. Campina Grande: Embrapa Algodão, 2009.
Conteúdo: Para se prever adequadamente as necessidades de água em diferentes estádios fenológicos de uma cultura, faz-se necessário uma programação de irrigação com cálculos precisos da evapotranspiração diária. A quantidade de água aplicada depende da demanda climática, do estádio fenológico das plantas e da eficiência do sistema de irrigação. Em experimento com o algodoeiro irrigado por sistema de pivô central, no período de janeiro a julho de 2007, em plantio comercial no estado da Bahia, estimou-se a evapotranspiração e o Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (IVDN). A área experimental constitui-se de quatro pivôs com 90 ha de área, totalizando 360 ha. O balanço de energia e a evapotranspiração foram estimados através de imagens do satélite Landsat-5, em três diferentes estádios fenológicos da cultura. Para a estimativa da evapotranspiração de referência foi calculado o balanço de energia a partir das imagens utilizando-se a metodologia SEBAL, além de dados meteorológicos, que foram obtidos junto à estação climatológica instalada próximo aos pivôs estudados. Foi avaliada a programação de irrigação utilizada na área e seu desempenho no comportamento das plantas usando o IVDN como um indicador da cobertura vegetada e seu teor de umidade. Para um melhor controle da ET foi utilizada a evapotranspiração de referência, - ET0, obtida através da equação padrão de Penman-Montheith. Os resultados mostraram que a metodologia usada apresentou-se como uma ferramenta eficaz para a estimativa da evapotranspiração real diária – ETd e do índice de vegetação da diferença normalizada, IVDN, podendo auxiliar na otimização e racionalização do uso da água para irrigação do algodoeiro. Também foi possível observar que a demanda hídrica da cultura apresentou valores maiores durante a fase de florescimento, variando entre 6,4 mm dia-1 a 6,71 mm dia-1.
Thesagro: Sensoriamento Remoto
Palavras-chave: Evapotranspiração diária
Produtividade do algodoeiro
ISSN: 2175-2311
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evapotranspiracao-real.pdf341,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace