Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/512545
Título: Estudo da interação genótipos x ambientes em algodão no estado da Bahia.
Autor: BENITES, F. R. G.
PEDROSA, M. B.
MORELLO, C. de L.
Afiliación: FLAVIO RODRIGO GANDOLFI BENITES, CNPA; MURILO BARROS PEDROSA, FUNDAÇÃO BAHIA; CAMILO DE LELIS MORELLO, CNPA.
Año: 2009
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 7., 2009, Foz do Iguaçu. Sustentabilidade da cotonicultura brasileira e expansão dos mercados: anais. Campina Grande: Embrapa Algodão, 2009.
Descripción: A interação genótipos x ambientes é um complicador na seleção em um programa de melhoramento. Com a finalidade de estudar a interação G x A, foram avaliadas 16 cultivares em cinco experimentos no estado da Bahia. Foram realizadas as análises de estratificação e similaridades entre ambientes e a metodologia de Wricke (1965), denominada ecovalência, para estudar a adaptabilidade e estabilidade das 16 cultivares. As análises de estratificação e similaridade entre ambientes mostraram que em ambientes onde a soma do quadrado da interação entre genótipos e pares de ambientes foi não significativa, os genótipos respondem de forma semelhante à esses ambientes. A análise de ecovalencia mostrou que há cultivares como a FM 910 que apresenta média alta nos cinco ambientes e baixa contribuição para a interação G x A.
Thesagro: Melhoramento Genético Vegetal
Algodão
Palabras clave: Estratificação de ambientes
ISSN: 2175-2311
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Estudo-da-interacao-genotipos.pdf238,83 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace