Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513069
Title: Estudo do lençol freático após 12 anos sob irrigação por gravidade e localizada: I. Em um Argissolo Vermelho-Amarelo.
Authors: ARAÚJO, J. K. S.
MENDONÇA, C. E. S.
RIBEIRO FILHO, M. R.
SILVA, M. S. L. da
GONGALVES, I. V. C.
FERREIRA, G. B.
CHAVES, V. C.
Affiliation: JANE KELLY SILVA ARAÚJO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE; CLÁUDIO EVENGELISTA SANTOS MENDONÇA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE; MATEUS ROSAS RIBEIRO FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; ISRAEL VENISMARE CORDEIRO GONGALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE; GIZELIA BARBOSA FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; VANESSA CARINE CHAVES, IBGE.
Date Issued: 2009
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. 1 CD-ROM.
Description: As adversidades climáticas do semi-árido brasileiro aliado a fatores como solos rasos e baixa capacidade de retenção de água, resultam em uma agricultura de risco, tornando a irrigação fundamental para o desenvolvimento da região. O excesso de água em algumas áreas irrigadas da região semi-árida aliada ao manejo inadequado da irrigação tem provocado graves problemas de elevação do lençol freático. Com o objetivo de coletar informações sobre a posição e flutuação do lençol freático o estudo foi desenvolvido na fazenda Hortibom, no perímetro irrigado de Maniçoba em Juazeiro?BA. Realizando-se o monitoramento das flutuações do lençol freático quinzenalmente com uma sonda que emite um som ao entrar em contato com a água em treze poços de observação durante o período de 1996 a 2002. Os solos foram classificados como ARGISSOLO VERMELHO AMARELO Eutrófico latossólico irrigados inicialmente através de sulcos de infiltração e posteriormente por irrigação localizada. A profundidade média anual do lençol freático no período de 1996 a 2002 foi de 1,15 m. A média mais próxima da superfície do solo foi de 1,02 m em 1999 e a mais distante da superfície do solo foi de 1,35 m em 2001.
Thesagro: Drenagem
Irrigação
Salinidade
Keywords: Poço de observação
Language: Portugues
Type of Material: Anais e Proceedings de eventos
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estudo-do-lencol-freatico-apos-12-anos-2009.pdf67,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace