Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513642
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ANDRADE, D.
GONÇALVES, K.
DONAGEMMA, G. K.
ZONTA, E.
GENÚNCIO, G.
FOGAÇA, C.
BALIEIRO, F. de C.
Additional Information: DEBORAH ANDRADE, UNIVERSIDADE FEDERAL RUAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; KARINE GONÇALVES, UIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; EVERALDO ZONTA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; GLAUCIO GENÚNCIO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; CRISTIANE FOGAÇA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS.
Title: Sintomas de deficiência de macronutrientes em solução nutritiva e parâmetros de crescimento do pinhão manso (Jatropha curcas L.).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. Fortaleza: SBCS, 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Diagnose visual
Nutrição mineral
Description: Objetivou-se avaliar o crescimento e os sintomas de deficiência de macronutrientes em plantas de pinhão manso, utilizando a técnica do nutriente faltante sendo usada a solução completa de Hoagland. As plantas foram conduzidas em soluções de Hoagland completa, com omissão de N, omissão de P, omissão de K, omissão de Ca e omissão de Mg. O delineamento foi inteiramente casualizado com doze repetições para solução nutritiva completa e seis repetições, os tratamentos com omissão de N, P, K, Ca e Mg. Foram obtidas as médias de diâmetro e altura dos tratamentos aos 30, 60 e 90 dias após o plantio (DAP). Foram observadas menores alturas nas plantas conduzidas na solução com omissão de Ca e K. O diâmetro médio das plantas em todos os tratamentos aumentou aos 60 DAP, e foi estável até a coleta realizada aos 90 DAP. Pode-se concluir que a omissão de Ca e K favoreceu ao menor crescimento do pinhão manso e maiores diâmetros de caule foram observados aos 60 DAP, com estabilização após esta data de avaliação. Os sintomas, de modo geral, foram semelhantes aos de outras espécies, porém o comportamento da planta em resposta a ausência de nutrientes foi diferenciada, em especial para omissão de N e Ca.
Thesagro: Crescimento
Data Created: 2009-10-13
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CBCS2009DONAGEMMA2484.pdf183,93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace