Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/550940
Título: Testes biológicos para diagnóstico da deficiência e calcio e toxicidade de alumínio em solos.
Autor: RITCHEY, K. D.
SOUSA, D. M. G. de
RODRIGUES, G. C.
Afiliación: UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE; DJALMA MARTINHAO GOMES DE SOUSA, CPAC; GUSTAVO COSTA RODRIGUES, CPAC.
Año: 1988
Referencia: Revista Brasileira de Ciência do Solo, Campinas, v. 12, p.113-120, 1988.
Descripción: São descritos dois testes relativamente simples, baseados no crescimento radicular de plântulas, com a finalidade de identificar tanto a deficiência de cálcio (Ca) como a toxicidade de alumínio (AI) em solos. No primeiro teste, pode ser usada qualquer espécie ou cultivar em cujo plantio haja interesse. Para detectar se o cultivar mostrou efeitos de toxicidade de AI no solo, compara-se o crescimento radicular em solo que recebeu um tratamento mínimo de Ca (0.1meq/100cm 3 ) com o crescimento das raízes no mesmo solo onde se neutralizou todo o AI trocável com calcário. A deficiência de Ca é detectada em solos sem AI tóxico para o cultivar pela comparação entre o crescimento radicular em solos não tratados e solos que receberam o tratamento mínimo de Ca. No segundo teste, são utilizados cultivares ou espécies com tolerância diferenciada ao AI, comparando-se o desenvolvimento das raízes em presença de 0,1 meq/100cm3 de Ca. Neste caso, a deficiência de Ca é detectada pela comparação do crescimento radicular do cultivar tolerante ao AI em solo que recebeu Ca com solo que não o recebeu. O segundo teste é mais adequado para uso em larga escala em amostras de subsolos de várias áreas. Ambos os testes se mostraram corretos 84% das vezes.
Thesagro: Alumínio
Cálcio
Cerrado
Deficiência do Solo
NAL Thesaurus: calcium
soil toxicity
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Testes-biologicos.pdf496,32 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace