Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/564180
Title: Phyllophaga capillata Blanchard (Coleoptera melolonthidae: melolonthidae): uma nova praga de solo na cultura da soja no Cerrado do Brasil Central.
Authors: OLIVEIRA, C. M. de
Affiliation: CHARLES MARTINS DE OLIVEIRA, CPAC.
Date Issued: 2007
Citation: In: REUNIÃO SUL-BRASILEIRA SOBRE PRAGAS DE SOLO, 10., 2007, Dourados. Pragas-Solo-Sul : anais e ata. Dourados: Embrapa Agropecuária Oeste, 2007. (Embrapa Agropecuária Oeste. Documentos, 88).
Pages: p. 99-101
Description: A ocorrência de no Brasil foi relatada no estado de Goiás (Morón, 2004) e Pernambuco em área de Mata Atlântica (Moura et al., 2003), contudo sem nenhuma associação dessa espécie como praga agrícola. No Distrito Federal o “coró-da-soja-do-cerrado” tem sido observado causando danos à cultura desde o final da década de 1990.As populações de larvas aparecem no campo a partir de meados do mês de novembro e permanecem se alimentando ativamente das raízes das plantas até o mês de março, observando-se uma sincronia da fase ativa do inseto com o ciclo da soja nessa região. Os sintomas do ataque de são mais perceptíveis a partir de janeiro, quando a população média mensal de larvas de terceiro estádio foi de 43 e 35 larvas/m na área avaliada, nas safras 2004/2005 e 2005/2006, respectivamente. Entretanto as populações iniciais (larvas de primeiro estádio) podem atingir até 154 larvas/m como observado no mês de novembro de 2004. Em muitas áreas de produção de soja na região Central do país P capillata pode ser considerada uma das principais pragas. Em contrapartida não foram desenvolvidas até o momento estratégias eficientes para o seu controle.
Thesagro: Praga de Planta
Soja
Solo
NAL Thesaurus: Coleoptera
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Phyllophaga-capillata.pdf47.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace