Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/569363
Título: Determinação da probabilidade condicional de maturidade sexual em touros Nelore jovens: análise de sobrevida.
Autoria: VIU, M. A. de O.
MAGNABOSCO, C. de U.
GAMBARINI, M. L.
LOPES, D. T.
FERRAZ, H. T.
MUNIZ, L. C.
Afiliação: MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA VIU, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; CLAUDIO ULHOA MAGNABOSCO, CPAC; MARIA LÚCIA GAMBARINI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; DYOMAR TOLEDO LOPES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; HENRIQUE TREVIZOLI FERRAZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; LUCIANO CAVALCANTI MUNIZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. O avanço científico e tecnológico na produção animal: anais. Jaboticabal: Sociedade Brasileira de Zootecnia: UNESP, 2007.
Páginas: 3 p.
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi determinar a probabilidade condicional de maturidade sexual de touros Nelore jovens, utilizando-se técnicas de análise de sobrevida (Método Atuarial). Foram utilizadosdados de 109 touros avaliados durante a VIII Prova de Ganho de Peso da Embrapa Arroz e Feijão,localizada em Santo Antônio de Goiás-GO. Os animais foram mantidos em pastagens de Brachiaria brizanta cv. Marandú e cv. Xaraés com taxa de lotação de 2,2 unidade animal/hectare (UA/ha). Asuplementação mineral fornecida durante o período chuvoso continha 88 g de P, e durante o período seco os animais receberam suplemento protéico-energético com 46% de proteína bruta e consumo médio de 160 g por dia. Neste estudo pôde-se determinar que 29,24% dos animais estavam aptos para a reprodução aos 18 meses, 58,67% aos 19 meses e 89,29% aos 20 meses de idade. Os resultados obtidos permitem concluir que existe variabilidade na característica estudada, tornando-a passível de seleção.
Thesagro: Gado de Corte
Maturidade Sexual
Gado Nelore
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Determinacao-da-probabilidade.pdf79.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace