Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/569784
Título: Correlações genéticas entre idade ao primeiro parto e características produtivas de fêmeas da raça Nelore.
Autor: PASCOA, L.
MAGNABOSCO, C. de U.
LANDIM, A. V.
BIANCHINI, E.
McMANUS, C.
MANICARDI, F.
Afiliación: LILIAN PASCOA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; CLAUDIO ULHOA MAGNABOSCO, CPAC; ALINE VIEIRA LANDIN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; ELIANDRA BIACHINI, UNIÃO PIONEIRA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL; CONCEPTA MCMANUS, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; FERNANDO MANICARDI, GUAPORÉ AGROPECUÁRIA.
Año: 2007
Referencia: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. O avanço científico e tecnológico na produção animal: anais. Jaboticabal: Sociedade Brasileira de Zootecnia: UNESP, 2007.
Páginas: 3 p.
Descripción: Objetivou-se, com o presente trabalho estimar coeficientes de correlação genética entre DEPs (Diferença Esperada na Progênie) de idade ao primeiro parto (DDIPP), ano de nascimento e DEPs de características produtivas de importância econômica, bem como analisar a tendência genética de longevidade sobre idade ao primeiro parto em fêmeas bovinas da raça Nelore. Os dados utilizados referem-se aos resultados de avaliação genética de 13.086 fêmeas Nelore nascidas entre os anos de 1940 e 2006, provenientes da Guaporé Agropecuária, pertencente ao Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN). Para a verificação das correlações entre as DEPs da característica IPP com as demais, foram realizadas análises estatísticas empregando-se o procedimento PROC CORR do SAS (Statistical Analysis System) e a estimativa de tendência genética para DDSTAY foi obtida pela regressão dos valores genéticos sobre a DDIPP pela metodologia de regressão não paramétrica Spline através do método Insight do SAS. O ano de nascimento influenciou significativamente (P<0,01) a DDIPP, possivelmente sugerindo efeito do progresso genético. Os resultados também mostraram que a DDIPP influenciou significativamente (P<0,01) peso a desmama (DDP240), produtividade acumulada (DDPAC) e longevidade (DDSTAY). A tendência genética para DDSTAY foi significativa (P<0,01) sugerindo que a diminuição da DEP IPP possa aumentar significativamente a longevidade produtiva de uma fêmea no rebanho.
Thesagro: Desmama
Gado de Corte
Longevidade
Peso
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Correlacoes-geneticas.pdf82.33 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace