Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/571577
Title: Resposta do cafeeiro arábica a aplicação de fósforo.
Authors: GUERRA, A. F.
RODRIGUES, G. C.
ROCHA, O. C.
SANZONOWICZ, C.
RIBEIRO FILHO, G. C.
Affiliation: Antonio Fernando Guerra, CPAC; Gustavo Costa Rodrigues, CPAC; Omar Cruz Rocha, CPAC; Cláudio Sanzonowicz, CPAC; Guy Carvalho Ribeiro Filho.
Date Issued: 2008
Citation: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA EM CAFEICULTURA IRRIGADA, 10., 2008, Araguari. Anais... Araguari: Associação dos Cafeicultores de Araguari, 2008.
Pages: p. 62-66.
Description: Esse trabalho objetivou determinar a resposta à adubação de manutenção com fósforo em cafeeiros (Coffea arabica L.) adultos. Ao nível experimental foram avaliados os efeitos de doses anuais de 0, 50, 100, 200 ¢ 400 kg.ha" de P;Os parcelados em duas aplicações sendo 2/3 da dose aplicada em setembro, antes do retomo das irrigações após o período de estresse hídrico, e 1/3 no final de dezembro. O delineamento experimental foi de blocos inteiramente causalizados com três repetições. A fonte de P2O5 utilizada foi o superfosfato triplo. Nas lavouras irrigadas do Oeste da Bahia e de sequeiro no sul de Minas Gerais foi testada a dose de 300 kg.ha' parceladas na mesma proporção usada na área experimental. As fontes usadas foram principalmente o superfosfato simples, o termofosfato de yoorin e o MAP. A produtividade dos cafeeiros aumentou linearmente com o aumento das doses de P;Os até a dose de 400 kg.ha”'. Ao nivel de lavouras irrigadas e de sequeiro os cafeeiros cresceram mais, produziram mais gemas reprodutivas e apresentam potencial de produção semelhante aos valores observados nas parcelas experimentais para a mesma dose de fosforo.
Thesagro: Adubação
Café
Produtividade
Coffea Arábica
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPAC-29981-AA.pdf4,83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace