Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/572597
Título: Uso de diferentes métodos de extração de metais pesados em solos contaminados provenientes de atividades de Galvanoplastia.
Autoria: OLIVEIRA, S. A. de
TAVARES, S. R. de L.
MAHLER, C. F.
Afiliação: SHIRLEI APARECIDA DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ; SILVIO ROBERTO DE LUCENA TAVARES, CNPS; CLÁUDIO FERNANDO MAHLER, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. 1 CD-ROM.
Conteúdo: A contaminação do solo por metais pesados é hoje um tema extremamente discutido, devido à presença desses elementos em diversos materiais adicionados aos solos. A análise química do solo é o principal critério para o diagnóstico de áreas contaminadas e determinação da bio-disponibilidade desses metais, cuja avaliação tem sido difícil, devido, entre outros aspectos, quando esses metais apresentam-se em baixas concentrações no solo. Mesmo assim, soluções vêm sendo testadas para extrair os metais pesados do solo, incluindo água, agentes extratores ácidos, salinos, quelantes e redutores. Para comparar métodos de análise de diferentes metais pesados em solo contaminados por duas fontes de contaminação, foi realizada coletas em 5 diferentes pontos georeferenciados em um site contaminado numa industria do Rio de Janeiro, sendo essas amostras submetidas a extração por 6 métodos distintos (Água Régia, EPA 3051 e EPA 3052- Modificado ? para teores totais e DTPA, Mehlich-1, Mehlich-3 para biodisponibilidade no solo). Os extratores Água Régia e os EPAs 3051 e 3052- Modificado nas análises da grande maioria dos metais analisados não apresentaram diferenças estatísticas na avaliação dos teores totais. De maneira geral, os métodos empregados visando à avaliação da biodisponibilidade dos metais pesados analisados no solo tiveram para todos os metais o método Mehlich-3 como sendo o mais indicado. Essa investigação indica que para maioria das análises de metais pesados de interesse ambiental pode-se dar preferência ao método Água Régia (valores totais) e Mehlich-3 (valores de bio-disponibilidade).
Palavras-chave: Metais pesados
Métodos de extração
Fitorremediação
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso-de-diferentes-metodos-de-extracao-de-metais-pesados-2009.pdf125,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace