Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/573773
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 30-Out-2009
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MENEZES, E. A.
FRANÇA, C. J.
SOUZA, G. B. de
NOGUEIRA, A. R. de A.
Informaçães Adicionais: EVELINE A. MENEZES, UFSCAR, SÃO CARLOS, SP.; CÉLIA J. FRANÇA, UFSCAR, SÃO CARLOS, SP.; GILBERTO BATISTA DE SOUZA, CPPSE; ANA RITA DE ARAUJO NOGUEIRA, CPPSE.
Título: Determinação da bioacessibilidade de Ca, Cu, Fe e Zn em amostras de carnes in natura e processadas termicamente.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: IN: ENCONTRO NACIONAL DE QUIMICA ANALITICA, 15., CONGRESSO IBEROAMERICANO DE QUIMICA ANALITICA, 3., 2009, Salvador:SBQ:BA:UFBA, 2009.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Carnes
Bioacessibilidade
In vitro
Conteúdo: Para que elementos químicos, como o cálcio, o ferro e o zinco sejam utilizados pelos sistemas biológicos, é necessário que estejam disponíveis para absorção1.Sendo assim, apenas a sua abundância na natureza não é fator que garante a sua completa utilização. As carnes bovinas são de grande importância na alimentação humana, justamente por serem alimentos fonte de proteínas de alto valor biológico e lipídios. Processos de conservação através de refrigeração e congelamento, bem como processamento térmico, podem alterar física e quimicamente as carnes2. Esse trabalho tem como objetivo avaliar a bioacessibilidade de cálcio, ferro, cobre e zinco em amostras de carnes bovina, suínas e de frango in natura e processadas termicamente.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIGBS2009.00135.pdf22,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace