Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/574556
Título: Produção de milho em sucessão com feijão em área manejada com e sem queima de resíduos orgânicos.
Autor: MELEM JUNIOR, N. J.
BRITO, O. R.
FERREIRA, E. G.
BRITO, R. M.
Afiliación: NAGIB JORGE MELEM JUNIOR, CPAF-AP
OSMAR RODRIGUES BRITO, UEL
ELIANN GARCIA FERREIRA, UEL
RAFAEL MIZUBUTI BRITO, UEL.
Año: 2009
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, [2009].
Descripción: O uso do fogo, embora necessario em algumas atividades, é uma prática condenável, uma vez que causa impactos negativos como o aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, redução da atividade biológica e alteração das propriedades fisicas e químicas dos solos. Para avaliar os componentes de produção e a produtividade da cultura do milho foram conduzidos dois experimentos: I - Com queima dos resíduos orgânicos, e II - sem queima dos resíduos orgânicos. Os tratamentos foram compostos por quatro doses de resíduos orgânicos (O, 15, 30 e 45 Mg ha-1); dois tipos de adubação (AOE-adubação exclusiva com resíduos orgânicos de poda e AOM - adubação organomineral que consistiu da mistura da AOE + adubação mineral recomendada para a o milho) e duas safras de milho (2007 e 2008). Foram avaliados: altura de planta, altura da inserção da primeira espiga, massa de 1000 grãos e a produtividade. Independentemente da queima dos resíduos, apenas na segunda safra foi possível observar efeitos significativos do tipo de adubação, quando todas as variáveis apresentaram os maiores valores nas subparcelas que receberam adubação organomineral.
Thesagro: Adubo Orgânico
Fogo
Milho
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAF-AP)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AP2009producaomilho.pdf4,38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace