Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/575584
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 20-Nov-2009
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVEIRA, R. X.
CHAGAS, A. C. de S.
BOTURA, M. B.
BATATINHA, M. J. M.
CARVALHO, C. O. de
BEVILAQUA, C. M. L.
BRANCO, A.
MACHADO, E. de A. A.
BORGES, S. L.
ORNELAS-ALMEIDA, M. A.
Informaçães Adicionais: ROBERTA XAVIER SILVEIRA, UFBA, BAHIA; ANA CAROLINA DE SOUZA CHAGAS, CPPSE; MARIANA BORGES BOTURA, UFBA, BAHIA; MARIA JOSÉ MOREIRA BATATINHA, UFBA, BAHIA; CAMILA OLIVO DE CARVALHO, UFSCar; CLÁUDIA MARIA LEAL BEVILAQUA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; ALEXSANDRO BRANCO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, BA.; ELANE DE ALENCAR ARRAIS, UFBA, BA.; SIMONE LOPES BORGES, BOLSISTA FABESP, BA; MARIA ANGELA ORNELAS-ALMEIDA, UFBA, BA.
Título: Influência do resíduo líquido do sisal (Agave sisalana, Perrine) sobre a eclosão de ovos e o desenvolvimento larvar, in vitre, de nematóides gastrintestinais de ovinos.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 36.; ENCONTRO BRASILEIRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS DAS FORÇAS ARMADAS; ENCONTRO DO COLÉGIO BRASILEIRO DE AQUICULTURA; ENCONTRO DE MEDICINA DE ANIMAIS AQUÁTICOS, 6.; ENCONTRO DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS DA BAHIA, 68., 2009, PORTO SEGURO. INOVAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL: anais. PORTO SEGURO: CONBRAVET, 2009.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Fitomedicina
Nematóides gastrointestinais.
Conteúdo: A utilização do sisal na obtenção de produtos com ação antiparasitária é uma alternativa de diversificação da exploração do setor agropecuário. O objetivo deste estudo foi avaliar a ação do resíduo líquido de Agave sisalana sobre o desenvolvimento, in vitro, de nematóides gastrintestinais de ovinos. O resíduo líquido das folhas de A. sisalana obtido pelo processo de desfibramento, foi utilizado nos testes de eclosão de ovos (TEO) e desenvolvimento larvar (TDL) de nematóides gastrintestinais (NGI) de ovinos. Houve inibição da eclosão de ovos e o percentual de inibição aumentou significativamente (p<0,05) com o aumento da concentração do resíduo do sisal. As CE50 e CE95 para inibição da eclosão de ovos foram, respectivamente, 6,78 e 23,06mg/mL. A inibição do desenvolvimento de larvas no TDL variou entre zero e 100%. Os testes in vitro utilizados para avaliar a ação do resíduo líquido da folha da A. sisalana sobre ovos e larvas de NGI demonstram o potencial antiparasitário do sisal.
Thesagro: Agavaceae.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIACSC2009.00230.pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace