Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/575639
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVEIRA, R. X.
CHAGAS, A. C. de S.
BOTURA, M. B.
BATATATINHA, M. J. M.
KATIKI, L. M.
BEVILAQUA, C. M. L.
BRANCO, A.
MACHADO, E. de A. A.
BORGES, S. L.
ORNELAS-ALMEIDA, M. A.
Additional Information: ROBERTA XAVIER SILVEIRA, UFBA, BAHIA.; ANA CAROLINA DE SOUZA CHAGAS, CPPSE; MARIANA BORGES BOTURA, UFBA, BA.; MARIA JOSÉ MOREIRA BATATATINHA, UFBA, BA.; LUCIANA MORITA KATIKI, ESTAGIÁRIA EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE; CLÁUDIA MARIA LEAL BEVILAQUA, UNIV. ESTADUAL FEIRA DE SANTANA, BA.; ALEXSANDRO BRANCO, UNIV. ESTADUAL FEIRA DE SANTANA, BA.; ELANE DE ALENCAR ARRAIS MACHADO, BOLSISTA PIBIT/CNPq, UFBA; SIMONE LOPES BORGES, BOLSISTA FABESP, UFBA.; MARIA ANGELA ORNELAS-ALMEIDA, UFBA, BA.
Title: Influência do resíduo líquido do sisal (Agave sisalana, Perrine) sobre a alimentação larvar e motilidade de adultos, in vitro, de nematóides gastrintestinais de pequenos ruminantes.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 36.; ENCONTRO BRASILEIRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS DAS FORÇAS ARMADAS; ENCONTRO DO COLÉGIO BRASILEIRO DE AQUICULTURA; ENCONTRO DE MEDICINA DE ANIMAIS AQUÁTICOS, 6.; ENCONTRO DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS DA BAHIA, 68., 2009, PORTO SEGURO. INOVAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL: anais. PORTO SEGURO: CONBRAVET, 2009.
Series/Report no.: 1 CD-ROM
Language: pt_BR
Keywords: Fitomedicina
Nematóides gastrointestinais.
Description: A utilização do sisal na obtenção de produtos com ação antiparasitária é uma alternativa de diversificação da exploração do setor agropecuário. O objetivo deste estudo foi avaliar a ação do resíduo líquido de Agave sisalana sobre o desenvolvimento, in vitro, de nematóides gastrintestinais de pequenos ruminantes. O resíduo líquido das folhas de A. sisalana obtido pelo processo de desfibramento, foi utilizado nos testes de inibição da alimentação larval (TIAL) e motilidade de adultos (TMA) de nematóides gastrintestinais (NGI) de ovinos e caprinos, respectivamente. A inibição do desenvolvimento e da alimentação de larvas foi de 100%, após a exposição, igualou superior, a 0,12 mg/mL do resíduo. No teste de motilidade de adultos a inibição foi de 100% para concentração de 75 mg/mL, com 24h, e para 37 mg/mL e 18 mg/mL, com 48h.Os testes in vitro utilizados para avaliar a ação da seiva da folha da A. sisalana sobre larvas e adultos de NGI demonstraram o seu potencial antiparasitário.
Thesagro: Agavaceae.
Data Created: 2009-11-23
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIACSC2009.00233.pdf2,05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace