Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/577494
Título: Parâmetros genéticos e fenotípicos de características de volume e peso testicular médio, e qualidade seminal de touros jovens da raça nelore.
Autoria: PIRES, B. C.
VIU, M. A. de O.
MAGNABOSCO, C. de U.
TROVO, J. B. de F.
OLIVEIRA FILHO, B. D. de
GAMBARINI, M. L.
ALVES, J. de F.
Afiliação: BRUNO CARLOS PIRES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA VIU, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; CLAUDIO DE ULHOA MAGNABOSCO, CPAC; JOSE BENEDITO DE FREITAS TROVO, CENARGEN; BENEDITO DIAS DE OLIVEIRA FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; MARIA LÚCIA GAMBARINI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; JANINE DE FREITAS ALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Inovação científica e tecnológica em zootecnia: anais dos resumos. Maringá: SBZ: UEM, 2009.
Páginas: 3 p.
Conteúdo: Objetivou-se com este estudo obter estimativas de parâmetros genéticos e fenotípicos do volume testicular médio (VTM), peso testicular médio (PTM) e qualidade seminal, estabelecendo as associações biológicas que existem entre elas. O conjunto de dados considerou 1.265 avaliações andrológicas, realizadas entre 2001 e 2007, de animais da raça Nelore com idade entre 17 e 24 meses, criados extensivamente na região Centro Oeste do Brasil. Os animais foram classificados em aptos à reprodução ou sexualmente imaturos. As estimativas de herdabilidade aditiva direta para VTM, PTM, defeitos maiores (DMA), defeitos menores (DME) e defeitos totais (DT) foram, respectivamente, 0,30: 0,30; 0,10; 0,03; e 0,12. As correlações genéticas de VTM e PTM com as de qualidade seminal foram negativas de moderada a alta magnitude. Os resultados obtidos no presente estudo sugerem o uso do VTM e PTM na seleção de touros de maior fertilidade e precocidade sexual.
Thesagro: Gado nelore
Touro
Genética animal
Cerrado
Notas: Título em inglês: Genetic and phenotypic parameters of characteristics of volume and weigh testicular average, and race young bulls Nellore seminal quality.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Parametros-geneticos.pdf123.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace